Trabalhos 2025/26
Escola EB 2,3 do Maxial (Torres Vedras)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Eco-Escolas – 2025-2026Desafio “Natal Amarelo 2025” – Compal / Tetra Pak
MEMÓRIA DESCRITIVA
O Desafio “Natal Amarelo” foi desenvolvido no âmbito do Programa Eco-Escolas, em articulação com as disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, envolvendo as turmas do 2.º ciclo, porém a recolha das embalagens foi solicitada a toda a comunidade escolar: alunos e respetivas famílias, funcionários e professores da escola.
A maioria das embalagens Tetra Pak foi recolhida no Eco-Ponto Amarelo do Bar da escola, uma vez que os sumos comercializados são maioritariamente da marca Compal, o que facilitou a recolha das embalagens de menor dimensão.
Foram constituídos grupos de alunos responsáveis pela recolha das embalagens Tetra Pak nos vários Eco-Pontos Amarelos existentes na escola, bem como pela sua lavagem. De forma espontânea, os alunos propuseram o reaproveitamento de parte da água utilizada na lavagem das embalagens para a rega das árvores existentes no espaço verde em frente à sala de Educação Visual e Educação Tecnológica, reforçando assim as práticas sustentáveis.
O Desafio “Natal Amarelo 2025” foi apresentado aos alunos do 2.º ciclo nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica, tendo estes demonstrado grande curiosidade, interesse e entusiasmo na transformação criativa das embalagens Tetra Pak.
Após a análise do regulamento e a observação cuidada das embalagens (formato, dobragens, cores e materiais), desenvolveram-se os projetos, culminando na escolha da forma triangular para a base da estrutura, quer pela presença do triângulo no logótipo da Tetra Pak, quer por se tratar da forma tradicional associada à Árvore de Natal.
A estrutura da árvore teria a cor verde, resultante da utilização das embalagens de sumo com sabor a maçã, enquanto as decorações natalícias seriam criadas a partir da face prateada das embalagens. Após pesquisa de motivos natalícios, estes foram transferidos para a face prateada dos Tetra Pak, tendo sido particularmente interessante observar a surpresa dos alunos ao contactarem com a utilização de papel químico, uma “tecnologia antiga” desconhecida para muitos. Os alunos demonstraram ainda curiosidade ao constatarem que o interior prateado das embalagens é extremamente macio ao toque.
Na montagem final, a árvore “verde” foi colada sobre a base triangular “amarela”, sendo os motivos natalícios “suspensos” entre os diferentes espaços da estrutura. Complementou-se com a colagem de pequenos círculos verdes à toda a volta (recortados das embalagens de sumo com sabor a maçã), assim como da estrela de 6 pontas no topo, construída com o nome “Compal” e os “cantos inferiores” do logótipo da Tetra Pak, sobre a face prateada.
Naturalmente, o brilho das faces prateadas, ajuda a realçar os diferentes elementos da Árvore de Natal.
Todos os materiais utilizados foram simples e, sempre que possível, reaproveitados. Para além das embalagens Tetra Pak da Compal, utilizaram-se os seguintes materiais complementares:
- Cartão canelado grosso para a base (reaproveitamento de caixas de grandes dimensões)
- Tinta amarela (restos da tinta utilizada na pintura do sumidouro, no âmbito do concurso Eco-Escolas “O Mar Começa Aqui”)
- Fio vermelho (resto de um novelo de lã)
- Dois furadores de círculos (para cortar os círculos verdes - das embalagens Tetra Pak / Compal, sabor maçã e também para cortar os círculos vermelhos - do resto de uma cartolina vermelha - para os círculos colados nas tampas das embalagens para representar “Bolas de Natal vermelhas”)
- Um Marcador preto permanente e Tesouras (contorno dos motivos natalícios e corte dos mesmos)
- Na construção/colagem foram usadas cola normal e/ou cola quente, consoante a ligação.
A Árvore de Natal esteve exposta na Biblioteca da escola, tendo sido complementada com uma Bandeira Verde Eco-Escolas (de anos anteriores) e luzes de Natal. As professoras Bibliotecárias aproveitaram a oportunidade e colocaram junto à Árvore de Natal, livros sobre a temática do Ambiente.
Este trabalho permitiu aprofundar o tema da Economia Circular com os alunos, contribuindo para a redução do impacto ambiental e para a utilização sustentável dos recursos e, por consequência, foi possível cumprir a principal meta do Desafio “Natal Amarelo”: transformar o “lixo” em “obra de arte”, através da criatividade, criando uma Árvore de Natal com significado ambiental!









