Trabalhos 2025/26

Escola EBI do Carregado (Alenquer)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

Início da estrutura com barrote de madeira e trapilho reutilizado.
Após aplicação de fundo dourado reutilizável, alunos afixam embalagens Tetra Pak Compal aleatoriamente.
Aplicação de laços realizados com sobras de papel crepe.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Pormenor com símbolos da Tetra Pak e da Compal.

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvore de Natal no átrio de acesso à Biblioteca e à Secretaria da escola.

Trabalho Final:

Árvore "Natal Amarelo" EBI do Carregado.

Memória descritiva:

Com o objetivo de consciencializar a comunidade escolar para o tema da economia circular, os alunos de 2º e 3º ciclos da EBI do Carregado participaram na construção de uma árvore de Natal, utilizando embalagens Tetra Pak da Compal.
Após a visita do Roadshow “Reciclar é na Boa” da Sociedade Ponto Verde à nossa escola, dinamizou-se uma partilha de ideias onde se focou principalmente na reciclagem de embalagens Tetra Pak e se lançou o desafio de construir uma “Árvore de Natal Amarela” com embalagens da Compal.
Inicialmente, os alunos e suas famílias foram contactados fomentando a recolha de embalagens usadas com as características pretendidas, ficando para definir posteriormente de que modo se realizaria a construção da árvore. Ao encontrar um barrote de madeira que sobrou da remodelação de uma cozinha familiar, começaram a surgir ideias melhor delineadas, optando-se por utilizar sobras de trapilho verde como material de sustentação estrutural da árvore a construir. Foi também colado um fundo triangular em papel dourado (que se poderá reutilizar para outras atividades) de modo a dar ênfase à árvore montada junto às vidraças da Biblioteca Escolar. À medida que a Árvore de Natal Amarela ia tomando forma, alunos, professores e restantes funcionários da escola foram-se envolvendo, dando ideias, ajudando e contribuindo com embalagens da Compal.
Como não se sabia quantas embalagens da Compal se ia conseguir recolher, optou-se por ir afixando com fita cola as embalagens à estrutura de trapilho, aleatoriamente, à medida que estavam disponíveis na caixa de recolha deixada no átrio da escola.
Duas vezes por semana, um grupo de alunos verificava a caixa de recolha e distribuía as embalagens pela estrutura da árvore. No final, os alunos disfarçaram algumas partes das embalagens com cores mais fortes (principalmente vermelhos e verdes), passando tinta amarela cuja diluição permitiu alguma transparência na embalagem. Elaborou-se ainda uma estrela para o topo da árvore, copiando o símbolo da Tetra Pak disposto em pentagrama, pintado pelos alunos.
Para cobrir áreas da árvore que pareciam mais “despidas” utilizou-se restos de papel crepe em desuso na escola e afixaram-se laços decorativos.
Os alunos envolvidos na construção deste projeto ficaram muito orgulhosos com o resultado final e estão mais atentos à questão da reciclagem de embalagens de sumo, o que se pode verificar no recreio, quando veem embalagens Tetra Pak espalhadas no chão, recolhem-nas e depositam-nas no local correto. Esta prática já começa a ser aplicada também quando são outro tipo de resíduos, como embalagens de bolachas ou outros alimentos, que voam dos coletores de lixo por causa do vento, o que indicia que esta atividade contribuiu para promover a consciência ambiental, o respeito pelos espaços frequentados e o conhecimento de que os resíduos do dia a dia podem ter uma segunda vida.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small