Trabalhos 2025/26

Escola EB 2,3 D. Paio Peres Correia (Tavira)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

Árvore de Natal quase finalizada antes de ser pintada com spray amarelo.
Alunos da turma CEF na montagem da árvore.
Alunos de 5.º ano a recolher areia da área do local onde se realizam provas de salto na disciplina de Educação Física.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Ecobag contendo embalagens Tetra Pak da Compal previamente lavadas e cortadas.

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvore de Natal Amarela integrada no espaço escolar.

Trabalho Final:

Pormenor Árvore de Natal Amarela.

Memória descritiva:

A Eco-Escolas da E. B. 2,3 D. Paio Peres Correia, em Tavira, aderiu ao projeto “Natal Amarelo” tendo lançado o desafio para que alunos, funcionários, professores e técnicos contribuíssem para a construção de uma árvore de Natal a partir de pacotes Tetra Pak de sumos da marca Compal. Neste âmbito, a Escola insere-se no Escalão 2, uma vez que engloba os 2.º e 3.º ciclos de escolaridade.
Ideias subjacentes
A conceptualização da Árvore de Natal Amarela teve como foco o propósito de reutilizar a maior parte dos materiais utilizados após a desmontagem da mesma aliada à expressão artística promovendo o envolvimento de vários elementos da comunidade escolar. Este projeto pretendeu promover a reflexão em torno da pertinência que a reutilização e a redução de resíduos têm no impacto ambiental e que a ação coletiva e individual é sobejamente importante. Por muito que pareçam pequenas ações, se cada um contribuir, todos poderemos beneficiar desta atitude. Também se pretendeu fomentar o conceito de que a reutilização de materiais pode ser um a base de um processo criativo e divertido que está ao alcance de todos, podendo ser replicado em casa.
Fase inicial
Numa primeira fase foram feitos contactos com docentes para auscultar a disponibilidade para participarem no projeto. Foi também dado conhecimento à direção da Escola.
Foram informadas as turmas tendo sido explicado em que consistia o projeto com foco na importância que a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos têm no impacto ambiental. Procurou estimular-se a consciencialização ambiental, assim como a importância da ação de cada um em prol da promoção de um ambiente mais salutar. Foi pedido que, caso consumissem sumos da marca Compal, os lavassem e depois os colocassem nos pontos de recolha devidamente identificados para o efeito ou que entregassem aos professores para tal designados.
Também poderiam ir recrutando colegas e amigos de outras turmas para que contribuíssem para a entrega de embalagens Tetra Pak de sumos da Compal.
Foi elaborado um cartaz numa parceria entre a coordenação da Eco-Escolas e uma docente de Educação Visual. Foram definidos pontos de recolha de pacotes onde foram colocados ecobags. Todos os pontos de recolha estavam devidamente identificados.
A comunidade escolar também foi envolvida para que participasse no projeto.
Alunos de turmas de 5.º ano, acompanhados pela professora de Ciências Naturais, distribuíram os ecobags e colaram os cartazes nos locais de recolha, tendo participado ativamente na sensibilização de colegas, professores e funcionários.
Foi ainda feita a divulgação da recolha de embalagens Tetra Pak de sumo da marca Compal e do propósito deste projeto no jornal escolar e na rádio escolar, apelando à participação de todos.
Professores e alunos de turmas de diversos anos letivos participaram na recolha e na separação de embalagens, uma vez que, apesar da informação transmitida e contida no cartaz, em alguns dos ecobags estavam presentes embalagens diferentes das solicitadas.
Estes participaram igualmente na lavagem e no corte de pacotes de sumos Compal.
Alunos de várias turmas e anos escolares, incluindo da turma CEF de Bar/Mesa, e professores de áreas distintas participaram na montagem da Árvore de Natal Amarela.
Os materiais
De seguida, encontra-se elencada a lista dos materiais utilizados na elaboração da Árvore de Natal Amarela:
- Pacotes de sumo Compal de diferentes dimensões;
- Corda de sisal;
- Clipes;
- Base circular de madeira com camarões;
- Sacos de plástico;
- Spray amarelo;
- Areia;
- Presentes decorativos.
Dos materiais anteriormente referidos, apenas os sacos não serão reutilizados após retirar a areia, sendo colocados no ecoponto amarelo para que sejam corretamente encaminhados para reciclagem.
Metodologia
A elaboração da Árvore de Natal Amarela teve início com o corte da corda de sisal em 50 partes. Após o corte, as várias partes da corda foram sendo atadas formando um nó. Este constituiu o topo da Árvore e foi afixado num camarão, que já estava previamente presente na cortiça do teto do átrio da escola, tendo já sido reutilizado em várias exposições escolares.
Foi também reutilizada uma base circular de madeira, já existente na escola, com camarões onde se fixaram algumas partes da corda. Esta base foi utilizada noutros projetos em anos letivos anteriores. As restantes partes foram ancoradas utilizando sacos com areia proveniente da área onde se realizam provas de salto na disciplina de Educação Física. A areia será depois colocada no mesmo local após a desmontagem da Árvore de Natal e os sacos serão colocados no respetivo ecoponto.
Depois de cortadas, as embalagens Tetra Pak Compal foram afixadas nas várias partes da corda utilizando clipes, os quais, após a desmontagem, vão ser distribuídos por vários locais da escola (secretaria, reprografia, receção, direção, sala de diretores de turma, ...).
Os presentes decorativos colocados junto à Árvore foram reutilizados de anos letivos anteriores.
Foi ainda utilizado spray amarelo para pintar algumas das embalagens presentes na Árvore. O restante spray será utilizado em trabalhos de Educação Visual a realizar a posteriori.
A Árvore de Natal Amarela
A Árvore de Natal Amarela foi devidamente integrada no espaço escolar.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small