Trabalhos 2025/26
Escola Profissional Agrícola Conde São Bento (Santo Tirso)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Fase 1Iniciamos o desafio com uma conversa e vídeo educativo sobre reciclagem e reutilização de materiais com foco nas embalagens Tetra Pak; foi explicado a importância da separação correta dos resíduos e do reaproveitamento a nível criativo; Apresentamos exemplos visuais de Árvores de Natal recicladas em fotografias. Foi proposto o desafio: “Vamos construir a nossa Árvore de Natal Amarela!”
Procedeu-se ao envolvimento dos alunos na discussão, partilha de ideias e sugestões para a construção da árvore.
Fase 2
Passamos a recolha de embalagens Tetra Pak usadas da marca Compal, para isso definimos um ponto de recolha nas salas de aula e os prazos de entrega, procurando envolver as famílias e a comunidade escolar nesta recolha de embalagens. Foi necessário tomar decisões sobre como usar as embalagens na decoração da árvore de Natal. Esvaziamos, lavamos e secamos as embalagens. Efetuamos alguns ensaios de corte de adornos decorativos em forma de bolas, bonecos de neve, pai natal, etc.. e decidimos que as bolas ficariam mais bonitas na nossa árvore. os alunos foram os responsáveis pela recolha e limpeza das embalagens na escola e em casa.
Fase 3
Foi discutido na turma o tipo de material necessário ( cartolina, cartão, cola, lápis de cor/cera, tesouras, cola quente lápis de carvão,... Foi definido o tamanho, formato e estilo da árvore: altura, cor e decoração. Elaborou-se um esboço a partir da projeção de um perfil de árvore de Natal retirado da internet e passou-se ao reforço do desenho com marcadores e régua. Passou-se a distribuição de funções por todos os elementos da turma, nomeadamente, colorir, corte, colagem, escrita de mensagens.
Nesta fase, os alunos trabalharam em pequenos grupos e desenvolveram competências de organização e tomada de decisão. Com efeito, acharam por bem criar mensagens que apelassem à conservação da natureza. Assim, pensaram na prevenção contra incêndios, tendo tomado a decisão de criar metade da árvore com folhagem verde de azevinho e solo coberto de vegetação e outra metade com ramos e folhagem seca, onde se pode observar o solo coberto de carvão e as margens do cartão de suporte queimado, como se de um incêndio se tratasse. No cartão base de suporte à árvore, pode ler-se de um lado a palavra PREVENIR e de outro NÃO REMEDIAR. Estando na época natalícia, os alunos quiseram ainda deixar mensagens, na forma de palavras escritas sobre a árvore, onde cada um refletiu sobre a verdadeira definição de Natal.
Fase 4
Após a distribuição de funções por todos os elementos da turma, seguiu-se o corte das embalagens em forma de bolas com moldes de tamanho proporcional ao tamanho da árvore. Depois de pintar a árvore de amarelo com lápis de cera iniciaram-se as colagens dos adornos recortados nas embalagens e em outros materiais com brilho como forma de atrair toda a comunidade para a visualização da nossa árvore. Os alunos colaboram ativamente na montagem e decoração, trabalhando a criatividade e autonomia no trabalho manual.
Fase 5
Após finalizar todo o projeto com as mensagens escritas passou-se a exposição da árvore num local bem visível da escola. Tiraram-se fotografias, para posterior divulgação e submissão do trabalho na plataforma Eco-Escolas. Uma vez que foram realizadas 2 árvores de Natal Amarelas, pelas turmas do 1ºA e 1ºC do Curso de Técnico de Produção Agropecuária, procedeu-se a seleção da árvore para o concurso por votação, tendo sido eleita a árvore da turma A, pela mensagem transmitida sobre a conservação da natureza, na questão da prevenção dos incêndios. Os alunos apresentaram desta forma o projeto à comunidade explicando o conteúdo da mensagem e a sua importância tornando-se “embaixadores da sustentabilidade” dentro da comunidade escolar.









