Trabalhos 2025/26
Escola Básica e Secundária com Pré Escolar e Creche Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
O desafio foi lançado à equipa de Educação Especial da escola, que desenvolve de forma contínua práticas pedagógicas assentes na reutilização de materiais e na educação para a sustentabilidade. Professores, alunos e técnicos de Educação Especial deram início ao projeto através da exploração dos símbolos Tetra Pak, Compal e FSC, promovendo a sensibilização para a importância da correta deposição das embalagens Tetra Pak no ecoponto amarelo.As embalagens utilizadas foram recolhidas pela comunidade educativa — docentes e discentes — que realizaram a separação seletiva de resíduos nas suas casas. Após a recolha, procedeu-se à seleção dos materiais disponíveis na escola para a construção da estrutura da Árvore Amarela.
As embalagens Tetra Pak foram integradas em diferentes contextos de aprendizagem, promovendo uma abordagem interdisciplinar: nas aulas de Matemática, serviram para o cálculo do volume, e nas aulas de Ciências, para a análise da tabela nutricional presente nas embalagens.
Posteriormente, as embalagens foram lavadas e preparadas para a elaboração dos elementos decorativos. A água resultante da lavagem foi reaproveitada para a rega das plantas existentes na sala de Educação Especial, reforçando práticas sustentáveis e responsáveis. Os recortes foram realizados tendo em conta o máximo aproveitamento do material e a sua simbologia, utilizando o formato tetra na construção das cestas decorativas.
A estrutura da árvore foi construída com papel de cenário que, após ser pintado, foi recortado em três partes e dobrado em forma de leque, criando volume. Na decoração, deu-se especial destaque à estrela colocada no topo, procurando-se harmonizar todos os restantes enfeites.
Foram ainda reutilizados diversos materiais, como cola, cola quente, embalagens de doces, cartão, cartolina e pedras pintadas com mensagens positivas. Estas últimas serviram de base ao título do projeto: Natal Amarelo. Como elemento final, integrou-se um saco amarelo de recolha de resíduos, reforçando junto da comunidade escolar a mensagem de que as embalagens devem ser colocadas no ecoponto adequado.
A Árvore Amarela foi montada no átrio do 4.º pavilhão da escola, com o envolvimento, empenho e entusiasmo de toda a equipa. Este projeto contribuiu para a valorização da educação ambiental, da inclusão e do trabalho colaborativo, fazendo brilhar o Natal de toda a comunidade escolar.









