Trabalhos 2025/26
Escola Básica da Pontinha (Odivelas)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
A proposta da atividade foi divulgada aos Delegados Ambientais, que prontamente aceitaram o desafio apresentado. O projeto foi desenvolvido ao longo de várias semanas, durante os tempos de trabalho com os alunos no âmbito do programa Eco-Escolas.Numa primeira fase, procedeu-se à sensibilização dos alunos para a importância da correta separação e do reaproveitamento das embalagens. Seguidamente, promoveu-se a partilha de ideias relativas à conceção da árvore de Natal, nomeadamente quanto à sua estrutura e aos materiais a utilizar.
Posteriormente, realizou-se a recolha de embalagens no espaço escolar e junto da comunidade educativa, seguida da lavagem e secagem das mesmas. Numa fase seguinte, os rolos de papel higiénico foram pintados com tinta amarela e deixados a secar, tendo sido igualmente construídos os enfeites através do recorte e reaproveitamento de embalagens de sumos da marca Compal.
A etapa final consistiu na montagem e pintura de verde da estrutura de suporte, bem como na colagem dos rolos de papel, das embalagens reaproveitadas e dos diversos elementos decorativos.
Para a concretização do projeto foram utilizados os seguintes materiais: pacotes de cartão tipo Tetra Pak (sumos Compal), rolos de papel higiénico, bases de madeira, tintas de cor amarela e verde, cola quente, algodão e outros materiais decorativos reutilizados.
Após a sua conclusão, a árvore de Natal foi exposta num dos blocos da escola, junto à entrada da Biblioteca Escolar por ser um espaço de grande afluência por parte dos alunos. No mesmo local, encontrava-se igualmente patente uma exposição de enfeites de Natal elaborados com materiais reutilizados.
Todos os trabalhos apresentados tiveram como principal objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância da celebração de um Natal mais sustentável, promovendo práticas ecológicas e incentivando o reaproveitamento de materiais no quotidiano.









