Trabalhos 2025/26

Escola EB de Gamil (Barcelos)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Processo de construção da Árvore de Natal:

Árvore Natal Amarelo2025-Pintar de amarelo,colar e amarrar com restos de cordão embalagens vazias de Lenor.Lavar,recortar e colar as embalagens de Compal na árvore.Usar um suporte de madeira inutilizado de sinais de trânsito.Enfeitar com ramos de pinheiro

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Árvore de Natal Amarelo 2025 - Símbolos Compal e Tetra Pak visíveis

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvore de Natal Amarelo 2025 inserida na Vila Natal sustentável- a árvore foi enquadrada no cenário da Vila Natal sustentável, construída e elaborada com materiais recicláveis em colaboração com as famílias.

Trabalho Final:

Árvore de Natal Amarelo 2025 - árvore elaborada através de material reciclável, nomeadamente embalagens COMPAL

Memória descritiva:

Foi lançado, pela escola às famílias, o desafio da elaboração de casas natalícias usando apenas materiais recicláveis, com a finalidade da elaboração de uma “Vila Natal” cuidadosamente imaginada, construída com dedicação, erguida com criatividade sustentável e consciência ambiental, refletindo o espírito de cooperação, de partilha, reforçando a importância da reutilização e do envolvimento da comunidade educativa.
No coração desta encantadora e delicada “Vila Natal” nasce uma árvore de Natal muito especial, que se assume como o elemento central deste cenário mágico, onde cada detalhe reflete criatividade, partilha e respeito pelo ambiente. A árvore foi construída e ornamentada com materiais reutilizáveis e recicláveis, dando uma nova vida a embalagens da Compal, destacando-se, de forma visível, os símbolos Compal e Tetra Pak, transformadas em arte, símbolos de esperança, luz e consciência ambiental. Cada detalhe da árvore representa e simboliza a união, a partilha e o compromisso para um futuro mais sustentável, promovendo valores essenciais do programa Eco-Escolas, como a redução de resíduos, a reutilização e a reciclagem. Sob a árvore, foi colocado um presépio simbólico em peças de barro, evocativo da cerâmica e da cultural regional de Barcelos, ligando a tradição à sustentabilidade, celebrando a identidade local num diálogo harmonioso com a Natureza.
Este projeto uniu o espírito natalício aos valores do Eco-Escolas, mostrando que a magia do Natal pode florescer a partir do reaproveitamento, da cultura, do respeito e do cuidado para com o nosso planeta, promovendo a criatividade, a colaboração e a responsabilidade ambiental, num Natal mais consciente, solidário e ecológico.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small