Trabalhos 2025/26
Escola EB 2,3 Dr. José Neves Júnior (Faro)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Título do projeto: “Luz, Tradição e Sustentabilidade”Árvore de Natal Amarela – Eco-Escolas
1. Apresentação do projeto
No âmbito do desafio Eco-Escolas – Natal Amarelo, promovido pela Tetra Pak e pela Compal, em parceria com a ABAAE, foi desenvolvido um projeto artístico e educativo que alia economia circular, reutilização de materiais, criatividade, património cultural algarvio e articulação curricular entre Educação Visual (EV) e Educação Tecnológica (ET) e CEA-Artes Plásticas.
O trabalho foi realizado nas aulas de Complemento de Educação Artística – Artes Plásticas, com alunos do 5.º ano, sob a orientação das docentes Paula Pereira e Cláudia Leandro, e encontra-se exposto na entrada do bloco principal da escola, num local central e de grande visibilidade para toda a comunidade educativa.
2. Descrição do Trabalho
O projeto integra três elementos principais, formando uma instalação coesa e simbólica:
• Árvore de Natal em forma de cone, constituída por uma base circular (velha mangueira reutilizada) e uma estrutura de tiras de diversos materiais reutilizados decoradas com tampas compal(cordas de sisal, fitas, lãs, ráfia, tiras de tecido, tiras de plástico amarelo, sacos de plástico, restos de fios e fitas, tampas de embalagens da compal), unida ao cimo, simbolizando o movimento, a vida e a união da comunidade;
• Decorações da árvore: estrelas, bolas e presentes, todos executados com embalagens Tetra Pak da marca Compal, reforçando a reutilização de materiais e a economia circular;
• Estrela no topo da árvore: elaborada com garrafas e garrafão de plástico reutilizados, representando luz, orientação e esperança;
• Duas renas: construídas com caixas de cartão reutilizadas, acrescentando dinamismo e referência ao imaginário natalício; cada rena possui um laço decorativo em plástico amarelo, com tampas de Compal, reforçando a reutilização criativa de materiais;
• Estrela no topo da árvore, construída com garrafas e garrafão de plástico reutilizados, representando luz, orientação e esperança;
• Duas renas, feitas com caixas de cartão reutilizadas, acrescentando dinamismo e referência ao imaginário natalício;
• Presépio Tradicional Algarvio: colocado na base da instalação, com destaque para o Menino Jesus de Pé, símbolo de vida, esperança e renovação. Inclui searinhas semeadas pelos alunos no Dia Eco-Escolas, representando fertilidade, ligação à terra e continuidade da vida, e laranjas, evocando a tradição agrícola algarvia e a prosperidade. Esta composição valoriza o património cultural do Algarve, integrando figuras e cenários típicos, ao mesmo tempo que transmite uma mensagem de sustentabilidade, cuidado com a natureza e ligação às raízes locais.
Esta composição permite uma leitura integrada de tradição, identidade local, Natal e sustentabilidade, promovendo aprendizagens significativas e interdisciplinares.
3. Materiais Utilizados
• Embalagens Tetra Pak da marca Compal (pequeno e grande formato, recolhidas no bar da escola, único sumo vendido no espaço) e outras trazidas de casa pelos alunos;
• Pedaço de mangueira, capsulas de café, garrafas e garrafão de plástico reutilizados; cartão (caixas reutilizadas), cordas, fitas, lãs, pedaços de tecido, ráfia, tampas da Compal, sacos de plástico amarelos, reutilizados, colas e materiais de fixação; searinhas: trigo e embalagens /copos/taças/de plástico reutilizadas etc.
Todos os materiais respeitam o regulamento do concurso, privilegiando a reutilização e a economia circular.
4. Metodologia
O projeto desenvolveu-se em várias fases:
1. Sensibilização ambiental: debate e reflexão sobre reciclagem, reutilização e economia circular, com ênfase nas embalagens Tetra Pak e na política dos 5 R, abordada em ET, apresentação de vídeos; os alunos também realizaram sessões sobre deposição seletiva de resíduos no veículo de Educação ambiental da Algar que este uma semana na escola a realizar ações de sensibilização;
2. Recolha e preparação de materiais: alunos e famílias recolheram embalagens Compal, higienizaram-nas, secaram e cortaram, promovendo boas práticas ambientais;
3. Planeamento da estrutura e design: definição do formato em cone, criação de esboços, distribuição de tarefas, escolha de cores e decoração;
4. Construção e decoração: montagem da árvore, aplicação de tiras e adereços, criação de estrelas(embalagens grandes Compal) a partir da divisão da circunferência em cinco partes, explorando conceitos de geometria e polígono estrelado (articulação EV); execução de bolas e de presentes feitos de embalagens Compal pequenas;
5. Integração do património algarvio: construção do presépio com Menino Jesus de Pé, laranjas e Searinhas, relacionando a arte à valorização do património cultural regional (EV), ao mesmo tempo que se promovem competências de observação, representação e composição plástica;
6. Exposição e reflexão final: a instalação foi colocada num espaço central da escola, sendo os alunos convidados a refletir sobre a aprendizagem, a importância da reutilização de materiais e a sua responsabilidade ambiental.
5. Articulação Curricular
• Educação Visual (EV): forma, cor, volume, composição, geometria, expressão plástica e Património algarvio;
• Educação Tecnológica (ET) e CEA-Artes Plásticas: reutilização de materiais, processos técnicos de construção/execução, planeamento, sustentabilidade, política dos 5 R. Esta articulação permitiu aprendizagens significativas, criativas e contextualizadas, ligando o património cultural à consciência ambiental.
6. Envolvimento da Comunidade Educativa
O projeto envolveu ativamente:
• Alunos de todas as turmas de 5.º ano (A, B, C, D, E, F e G);
• Docentes de ET/EV/Artes Plásticas;
• Famílias (na recolha de embalagens);
• Comunidade escolar, que usufrui da exposição e da mensagem ambiental transmitida.
7. Objetivos/competências desenvolvidas:
- Trabalhar o tema da economia circular, promovendo a redução do impacto ambiental e a sustentabilidade dos recursos;
- Sensibilizar para a correta separação e preparação das embalagens Tetra Pak, diferenciando-as de outros resíduos e aplicando os passos corretos: esvaziar, higienizar, escorrer e achatar;
- Promover a participação ativa dos alunos, famílias e comunidade escolar, incentivando a colaboração, a partilha de ideias e a tomada de decisões em grupo;
- Explorar a criatividade e a expressão artística, transformando embalagens em elementos decorativos com significado ambiental, como bolas, estrelas e presentes;
- Desenvolver competências práticas e técnicas, incluindo cortar, dobrar, colar e montar as embalagens com cuidado, precisão e responsabilidade;
- Valorizar o potencial de reutilização dos materiais, dando-lhes nova vida através da arte, estimulando atitudes sustentáveis e conscientes;
- Relacionar o trabalho artístico com o património e a tradição local, através do presépio algarvio, das searinhas e dos elementos simbólicos do Natal, reforçando aprendizagens em Educação Visual e Educação Tecnológica.
8. Considerações Finais
A instalação, “Luz, Tradição e Sustentabilidade” destaca-se pela criatividade, originalidade e simbolismo, pelo forte envolvimento dos alunos e comunidade e pela clara demonstração de reutilização de recursos, cumprindo integralmente as regras do concurso.
A integração da árvore em cone, da estrela de plástico no topo, das renas, das searinhas e do presépio algarvio reforça a ligação entre tradição, identidade local, Natal e sustentabilidade, tornando esta instalação um verdadeiro manifesto educativo e ambiental.









