Trabalhos 2025/26
Escola EB Montelongo (Fafe)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Descrição da atividade:Os alunos realizaram uma pesquisa sobre os símbolos amigos do ambiente usados nos produtos/embalagens alimentares. Investigaram a importância da reciclagem e reutilização. Visualizaram ainda produtos que têm cuidado com a natureza.
Depois deste trabalho em grande grupo, passou-se ao trabalho em pequeno grupo, em que cada equipa decidiu o que desenhar, como organizar as frases, os símbolos e as suas ideias. Em cada grupo estava inserido um aluno da Educação Especial e assim se fez a inclusão em sala da Centro de Apoio à Aprendizagem.
Objetivos
Falar com clareza e articular de modo adequado as palavras.
Gerir adequadamente a tomada de vez na comunicação oral, com respeito pelos princípios da cooperação e da cortesia.
Usar a palavra com propriedade para expor conhecimentos.
Planear, produzir e avaliar os seus próprios trabalhos.
Mobilizar as suas experiências e saberes.
Registar e organizar ideias através de um projeto de árvore.
Reconhecer o modo como as modificações ambientais provocam desequilíbrios nos ecossistemas e influenciam a vida dos seres vivos (sobrevivência, morte e migração) e da sociedade.
Dialogar sobre o que vê e sente, de modo a construir múltiplos discursos e leituras da(s) realidade(s).
Compreender a intencionalidade dos símbolos e dos sistemas de comunicação visual.
Apreciar os seus trabalhos e os dos seus colegas, mobilizando diferentes critérios de argumentação.
Fazer a integração de alunos com Transtorno do Espectro Autista.
Perceber como interagir com os colegas especiais.
Metodologia
Os alunos realizaram uma pesquisa sobre os símbolos comerciais e amigos do ambiente.
Colaboração das famílias com a referida pesquisa e compra do produto necessário para o trabalho.
Trabalho em pequenos grupos.
Liberdade de expressão.
Exposição do trabalho no exterior da escola.
Nº de crianças envolvidas
Diretamente – 60 alunos
Indiretamente - 195
Resultados previstos
Saber trabalhar em equipa.
Saber pesquisar.
Valorizar os conhecimentos.
Saber explicar as ideias e saber argumentar
Desenvolver a criatividade.
Colaborar com os colegas com Transtorno do espectro autista.
Aumentar os conhecimentos.
Melhorar as atitudes
Impacto esperado
Aplicar os conhecimentos de Português, Estudo do Meio e Expressões.
Desenvolver a autonomia e a liderança.
Compreender progressivamente a Sociedade, a Natureza e a Tecnologia.
Desenvolver a autoestima e a autoconfiança.
Promover uma participação cívica de forma responsável, solidária e crítica.









