Trabalhos 2025/26
Escola Básica do Barreiro (Barreiro)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Seguindo o tema trabalhado pela Escola Básica Henrique Galvão nas decorações natalícias, foi criada uma mini aldeia de Natal, integrada numa estrutura em forma de árvore, com o objetivo de promover a reutilização de materiais e a consciência ambiental, em consonância com os princípios do Programa Eco-Escolas.A estrutura base foi construída com caixas de sumos Compal, utilizando caixas pequenas e dois pilares feitos com caixas de 1 litro, que serviram de suporte à aldeia/árvore. A ideia inicial de pintar as caixas foi abandonada por razões de segurança, optando-se pelo revestimento com papel de embrulho reutilizado, solução mais sustentável e adequada ao trabalho com alunos. Este momento foi também aproveitado para ensinar técnicas de embrulhar caixas.
As casas foram recortadas com janelas e portas, onde se aplicaram tampas de embalagens a imitar postigos. No interior das caixas foi colocado um cordão de luzes, que aumenta a luminosidade e cria um ambiente acolhedor. Cada casa inclui os símbolos FSC, Tetra Pak e a palavra Compal, reforçando a mensagem ambiental do projeto. Entre as casas foram coladas caixas pequenas e médias de forma alternada.
A estrela, feita em cartão e forrada com o mesmo material, permite a colocação das luzes, cujo fio desce pelo interior da estrutura, mantendo a iluminação em toda a aldeia.
Este projeto permitiu desenvolver a criatividade, o espírito de colaboração e a consciência ambiental dos alunos, demonstrando que a reutilização de materiais pode dar origem a decorações natalícias sustentáveis, criativas e alinhadas com os valores do Programa Eco-Escolas e do Concurso Natal Amarelo 2025 da Compal.









