Trabalhos 2025/26
Associação de Assistência de Eixo (Aveiro)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Materiais utilizados:• embalagens da Compal grandes e pequenas;
• cola quente;
• tesouras;
• marcadores;
• canecas de acetato;
• sacos do lixo amarelos;
• agrafador;
• abraçadeiras.
Processo:
- Conversa inicial com as crianças
A atividade teve início com uma conversa em grande grupo sobre o projeto Eco-Escolas e qual a sua relevância no quotidiano do Jardim de Infância. Foram recordadas algumas das atividades desenvolvidas em anos letivos anteriores, as quais contribuíram para a atribuição da primeira Bandeira Eco-Escolas à Instituição, destacando-se, entre elas, a construção da Árvore Amarela da Compal.
As Educadoras informaram o grupo de que, no presente ano letivo, a Instituição voltaria a integrar esta iniciativa, sendo novamente promovida a recolha de embalagens vazias Tetra Pack da Compal para a concretização da referida atividade. As crianças foram sensibilizadas para a importância de envolver as famílias neste processo, sendo incentivadas a dialogar com os pais sobre a recolha das embalagens e informadas acerca do local destinado à sua entrega.
Posteriormente, foi promovido um momento de reflexão conjunta sobre a forma como, neste ano, poderia ser construída a Árvore Amarela. Nesse sentido, as crianças foram também questionadas sobre a existência, na Instituição, de alguma estrutura que pudesse servir de suporte à sua realização. Inicialmente, as crianças revelaram alguma dificuldade em identificar a forma como a Árvore Amarela poderia ser construída. No entanto, após uma visita ao espaço exterior da Instituição, foi possível promover uma observação mais atenta e contextualizada do ambiente envolvente. Nesse momento, o grupo conseguiu identificar a estrutura que considerou mais adequada para a concretização da atividade, nomeadamente uma estrutura em ferro, habitualmente utilizada como árvore de Natal no espaço exterior, a qual reunia as condições necessárias para servir de base à construção da Árvore Amarela.
Quando já se encontrava reunido um número considerável de embalagens, estas foram apresentadas ao grupo de crianças. Atendendo ao facto de existirem embalagens de diferentes dimensões, promoveu-se um novo momento de questionamento e reflexão, incentivando o grupo a propor ideias criativas para a sua utilização na construção da árvore. Ao longo deste processo, foram surgindo diversas sugestões, tais como: “podíamos colar as embalagens umas às outras”; “podíamos por luzes”; “podíamos com as embalagens da Compal fazer presentes”; “podemos fazer uma estrela com os pacotes, colando uns nos outros formando uma estrela”; “o plástico amarelo podemos pôr à volta da árvore, a forrar a árvore”; “podíamos desenhar alguma coisa de Natal nos pacotes e cortar à volta e ficava uma decoração” e “podíamos fazer uma bola e colar rolhas das embalagens para fazer um enfeite para a árvore”.
- Construção das decorações
Após a definição conjunta das opções a concretizar, cada criança participou ativamente na construção de um enfeite para a árvore. As crianças realizaram desenhos nas embalagens, procederam ao recorte das imagens e criaram diferentes elementos decorativos, como bolas e outros formatos. Utilizaram ainda as rolhas das embalagens como complemento dos enfeites, uniram vários pacotes para formar presentes e recorreram a sacos do lixo amarelo para a elaboração dos laços decorativos dos mesmos.
- Construção do corpo da árvore
Com o apoio dos adultos, as crianças procederam à abertura das embalagens, de modo que ficassem espalmadas, unindo-as posteriormente para que pudessem ser aplicadas na estrutura, revestindo apenas algumas partes da árvore. Numa fase seguinte, os adultos asseguraram a fixação das embalagens à estrutura e procederam à colocação dos sacos do lixo amarelo na base da árvore. Posteriormente, foi instalada a iluminação e cada criança colocou os seus enfeites individuais, bem como os presentes tridimensionais, contribuindo para a decoração final da árvore. Por fim, foi colocada a estrela de com a identificação da Instituição, escrita por uma criança do grupo, simbolizando a participação ativa e o envolvimento das crianças em todas as etapas do projeto.


-659516_x500.jpeg)






