Trabalhos 2025/26
Escola EB Parretas (Braga)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
MEMÓRIA DESCRTIVA – PROJETO NATAL AMARELOProcesso de Construção: Materiais, Metodologia e Ideias Subjacentes
O processo de construção da árvore baseou-se nos princípios da sustentabilidade e da economia circular. A ideia subjacente foi transformar resíduos e materiais do quotidiano em elementos estéticos, promovendo a sensibilização ambiental.
Os materiais utilizados foram os seguintes: embalagens Tetra Pak (Compal); desperdícios têxteis e material de colagem (fita-cola e pistola de cera). Para a estrutura central, reutilizamos uma já existente, a qual foi construída com materiais aproveitados para garantir estabilidade sem recurso a estruturas novas.
Relativamente à metodologia passamos por três fases. Após o contacto com os alunos e ter visto alguns dos exemplos existentes, procedeu-se à fase de idealização e definição de materiais a usar. Como os alunos foram trazendo os pacotes de Compal, os alunos com necessidade específicas, em que a manipulação de uma tesoura e efetuar o corte é um treino relevante, foram-no fazendo à medida que as embalagens chegavam. Após o tratamento dos materiais (limpeza das embalagens sujas), procedeu-se à montagem por etapas o que permitiu o trabalho descentralizado, porque alunos das turmas vieram trabalhar na árvore, principalmente quando implicava a utilização da pistola de cera quente. Nesta altura, a participação da comunidade foi relevante, culminando com o trabalho final, o qual se encontra ainda exposto no hall de entrada do estabelecimento.
Envolvimento da Comunidade Educativa
O sucesso do projeto residiu na colaboração transversal de todos os intervenientes da comunidade escolar, nomeadamente os alunos com necessidade específicas, que foram os protagonistas. Os professores titulares de turma atuaram como facilitadores e articuladores interdisciplinares, integrando os conteúdos curriculares na construção da árvore.
A intervenção das assistentes operacionais foi decisiva, pois apropriaram-se desta atividade com muito entusiasmo, proporcionando a construção da mesma com mais criatividade, funcionalidade e qualidade. Desempenharam um papel crucial no apoio logístico, na recolha organizada de materiais recicláveis e no auxílio à montagem da estrutura física, garantindo as condições de segurança. A docente de Educação Especial também foi um elemento preponderante, pois apoiou os alunos com dificuldades motoras a manipular materiais e a conseguir atingir os seus objetivos.
O papel dos pais/encarregados de educação também se tornou fundamental na fase de recolha das embalagens. Os elementos da Associação de Pais e Encarregados da EB das Parretas procederão à divulgação desta atividade nos seus canais de comunicação social. Esta atividade permitiu reforçar os laços entre a escola e a comunidade.
EB das Parretas, 13 de janeiro de 2026
A Coordenadora de estabelecimento









