Trabalhos 2025/26
Escola Básica 2,3 José Saraiva (Leiria)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
No âmbito do Programa Eco-Escolas e do Concurso “Árvore de Natal Amarela”, foi proposta aos alunos do 3.º ciclo, da disciplina de Educação Tecnológica e aos alunos, do 2.º ciclo, do Clube “Crescer com Laços”, a construção de uma árvore de Natal, inovadora e criativa, respeitando os critérios deste desafio.Foram recolhidas muitas embalagens tetra pack, nomeadamente de sumos da marca Compal, tendo sido colocados, para o efeito, pontos de recolha em vários espaços da Escola (bar, sala de convívio dos alunos, corredores, …), envolvendo toda a Comunidade Educativa: Alunos; Encarregados de Educação; Professores e Assistentes Operacionais.
Além das embalagens, foram também reutilizados e valorizados diversos materiais tais como: cartão grande (cortado em espiral, para a estrutura da árvore), fitas de plástico amarelo (já usadas no arraial da Escola no ano anterior); fitas e cordéis reutilizados (para suspender a espiral e pendurar as decorações); estrelas prateadas com a parte de alumínio das embalagens tetrapack e diversos adereços de Natal conforme se pode observar nas fotos. Toda a estrutura foi suspensa no suporte de microfone, usado como estrutura base da árvore de Natal
Os alunos do 5.º, 6.º e do 9.º anos participaram ativamente na produção dos adereços e ornamentação da árvore de Natal Amarela, a qual foi exposta num dos átrios da Escola, do bloco de salas de aula do 3.º ciclo.
Desde a definição do projeto, passando pela recolha das embalagens e execução das várias etapas, os alunos empenharam-se nas tarefas, aprendendo a valorizar os “resíduos”, em particular as embalagens tetra pak. Com a sua criatividade demonstraram que os resíduos não são lixo, são matéria-prima com Valor, conhecendo e promovendo a economia circular.
Os objetivos:
- promover a criatividade sem necessitar de sobrecarregar o planeta;
- promover comportamentos sustentáveis;
- divulgar e compreender a necessidade da recolha e reutilização de materiais e, no fim, do encaminhamento para reciclagem;
- aprender e criar fazendo- “hands on”;
- reconhecer que todos e cada um podem contribuir para uma economia mais sustentável e um ambiente mais “Verde”;
foram atingidos e como tal o balanço é bastante positivo.









