Trabalhos 2025/26
Escola EB1 de Santar (Nelas)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
A Árvore Amarela de Natal da Escola Básica de Santar foi concebida com base nos princípios da reutilização de materiais, economia circular, criatividade e sensibilização ambiental, envolvendo os alunos do 1.º Ciclo em todo o processo de construção.Numa primeira fase, procedeu-se à recolha de embalagens da Compal, promovendo junto da comunidade educativa a importância da separação de resíduos e da valorização de materiais que, habitualmente, seriam descartados. Esta recolha permitiu trabalhar, de forma prática, conceitos associados à sustentabilidade e à redução do desperdício.
Posteriormente, os alunos traçaram e recortaram moldes com figuras alusivas à época natalícia diretamente nas embalagens recolhidas, transformando-as em elementos decorativos. Esta etapa promoveu a criatividade, a motricidade fina e a consciencialização para o reaproveitamento de materiais, demonstrando que os resíduos podem ganhar uma nova vida.
Como estrutura da árvore, foi reutilizado um galho proveniente da poda das árvores, evitando o corte de árvores para fins decorativos. O galho foi pintado com a cor amarela, reforçando visualmente a mensagem de sustentabilidade e de compromisso ambiental.
No dia do desfile de Pais Natal, os alunos participaram ativamente na colocação das decorações nos galhos, vivenciando um momento de partilha, envolvimento e orgulho pelo trabalho desenvolvido coletivamente.
A Árvore Amarela foi colocada na parte da frente da escola, assumindo-se como a peça central da decoração exterior. Serviu ainda de fonte de inspiração para a restante decoração do espaço escolar, toda ela orientada por princípios ecológicos, de reutilização de materiais e respeito pelo ambiente.
Este projeto permitiu sensibilizar alunos, famílias e comunidade para a importância de celebrar de forma sustentável, reforçando valores de cidadania, responsabilidade ambiental e participação ativa, pilares fundamentais do Programa Eco-Escolas.









