Trabalhos 2025/26
Escola EB da Alumieira (Aveiro)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Natal Amarelo - Desafio Eco-EscolasPreparação e definição do tema: Árvore de Natal amarela
Mensagem a transmitir com a árvore: Importância da utilização cuidada do papel e da reutilização das embalagens.
Apresentação do desafio e das metas:
- Visionamento do vídeo educativo sobre reciclagem e reutilização de materiais Reciclagem de Tetra Pak - Momento Ambiental
- Diálogo com os alunos sobre a importância da correta separação dos resíduos e da reutilização a nível criativo.
- Realização de um brainstrom coletivo para as ideias sobre a árvore de Natal e sobre os enfeites a utilizar para decoração.
- Definição do corpo da árvore (aproveitamento de rolos de papel que uma Encarregada de Educação disponibilizou à Escola, posteriormente serão utilizados para atividades de escrita).
- Construção da base de suporte da árvore (reutilização de papel, disponibilizado por uma EE).
- Colocação dos rolos de papel em forma de cone (articulação com o conteúdo matemático, sólidos geométricos).
- Recolha de embalagens Tetra Pak usadas da marca Compal pela comunidade educativa;
- Pintura dos rolos de papel com tinta amarela natural (tinta natural amarela (feita com caril e açafrão) 2 colheres de sopa de caril e de açafrão em pó; 2 colheres de sopa de água; 4 colheres de sopa de cola branca líquida).
- Realização dos enfeites para a árvore com o aproveitamento das embalagens de TetraPack da Compal e de elementos naturais.
- Construção da estrela de Natal com paus e o símbolo da Compal.
- Construção de convites para a visitarem a Árvore de Natal Amarela da EB da Alumieira e a Exposição Eco-Presépios;
– Os alunos apresentam o projeto e explicam a sua importância;
- Diálogo reflexivo com os alunos sobre: – O que aprenderam sobre a reciclagem e a reutilização?
"É importante reciclar para o Planeta não ficar sujo" (Exemplo de uma das reflexões de um aluno.
– Como se sentiram ao participar? (Exemplo de uma das reflexões de uma turma: Sim, gostámos de pintar e construir a árvore")
– Que outras ações ambientais podem realizar? (Exemplo de uma das reflexões de um aluno: "Podemos estar mais atentos à reciclagem; Fazer outros projetos de reciclagem.") – Fazer uma autoavaliação (em grupo) (Exemplo de uma das reflexões de uma turma: "Trabalhámos muito bem!"; -Calcular quantas embalagens foram reutilizadas e discutir o impacto positivo (Exemplo de uma das reflexões de um aluno: "Reutilizámos perto de 30 embalagens para a construção dos enfeites e foi importante para o ambiente").
- Construção de um cenário para tirar fotografias de Natal junto à Árvore de Natal Amarela da Compal (reutilização de cartão) que servirá para os alunos tirarem as fotografias de Natal a enviar para os Encarregados de Educação.








