Trabalhos 2025/26
Escola Secundária Poeta Al Berto (Sines)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
O projeto foi dinamizado por alunos do ensino básico, 7.º ano de escolaridade, dos Cursos Profissionais de Técnico de Sistemas de Tratamento de Águas e Técnico Auxiliar de Saúde, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, de Gestão Ambiental e de Biologia. Participaram, ainda, alunos inscritos no Clube de Cientista Júnior da Escola. Todo o projeto foi orientado por docentes das respetivas disciplinas e do Clube de Ciências.O desafio foi lançado, no âmbito das disciplinas envolvidas, a partir de um debate aberto à turma sobre a importância e a urgência da diminuição da exploração dos recursos naturais, salientando-se o contributo, para essa diminuição, da reutilização dos materiais.
Através de um brainstorming, identificaram-se os materiais a utilizar na construção da árvore de Natal, para além das embalagens Tetra Pak-Compal. Participando, a escola, em projetos de recolha de rolhas de cortiça e de tampas de plástico, deu-se preferência a esses materiais.
Relativamente ao processo de recolha de embalagens Tetra Pak-Compal, os alunos reutilizaram uma caixa de cartão, devidamente identificada para o efeito. Foi colocada no Buffet da escola, tendo toda a comunidade educativa participado no processo de recolha.
Após a recolha das embalagens, os alunos procederam à abertura e lavagem das mesmas. Depois da secagem, utilizaram moldes de bolas e estrelas, cortaram e pintaram de amarelo, para enfeitar a árvore. Outros enfeites como bonecos e flocos de neve, anjos, um comboio de Natal, um Pai Natal e o presépio foram concebidos usando rolhas de cortiça, restos de papel/pano e tampinhas de embalagens de sumo Compal.
A Árvore de Natal Amarelo ganhou vida com os ornamentos criados a partir de materiais reutilizados e que lembra que o Natal também é partilha, sustentabilidade e solidariedade.
Cada enfeite acrescentado torna esta árvore mais rica em histórias e mais próxima de todos nós.
Que este desafio continue a inspirar contributos que refletem a identidade, a criatividade e o coração de toda a comunidade escolar.









