Trabalhos 2025/26
Escola Básica Virgínia Moura (Guimarães)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
No âmbito do Desafio “Natal Amarelo”, promovido pela Tetra Pak e pela Compal, em parceria com o Programa Eco-Escolas, a nossa escola desenvolveu um trabalho coletivo que pretendeu sensibilizar a comunidade educativa para a economia circular, através da reutilização criativa de materiais e da valorização da correta separação de resíduos. A Árvore de Natal apresentada a concurso foi construída predominantemente com embalagens Tetra Pak da marca Compal, cumprindo a orientação de que o trabalho fosse predominantemente amarelo e evidenciando em destaque a utilização dessas embalagens. Para complementar a construção, recorreram-se a outros materiais reutilizáveis/recicláveis, utilizando apenas o indispensável para a fixação e acabamento, privilegiando sempre soluções reaproveitadas, tal como previsto no regulamento.A ideia central do projeto foi transformar a árvore numa Aldeia de Natal, onde cada embalagem correspondeu a uma casa. Assim, casa a casa, os alunos foram construindo uma pequena comunidade: decoraram, planearam e organizaram as “habitações” por níveis, até formarem a silhueta final de uma árvore. Ao longo de todo o processo, destacou-se o entusiasmo com que os alunos abraçaram o desafio: participaram com energia desde a recolha e preparação das embalagens, até à decoração e montagem final, mostrando orgulho no resultado e um grande sentido de responsabilidade ambiental. Este envolvimento ativo foi visível na forma como colaboraram, partilharam ideias e assumiram tarefas, revelando motivação, criatividade e espírito de equipa, em linha com a metodologia proposta para um trabalho verdadeiramente coletivo.
No “meio” desta aldeia surgem placas de sentido/direção, como se fossem caminhos simbólicos, com palavras que refletem valores associados à quadra e à mensagem do projeto: amor, lar, família, escola, sabor, cuidado, magia e frescura, entre outras. Estas palavras funcionam como um convite a escolher, todos os dias, o caminho do cuidado — com os outros e com o planeta — lembrando que pequenas ações (como reutilizar e reciclar) podem gerar grandes mudanças quando feitas em comunidade. Para enriquecer a composição e reforçar o caráter natalício do trabalho, os alunos realizaram também estrelas em origami, acrescentando textura, detalhe e um toque artesanal à “aldeia”, enquanto exploravam técnicas criativas com materiais simples, alinhadas com a lógica de reaproveitamento e de valorização do trabalho manual.
Como mensagem principal, foi colocado em destaque o lema que sintetiza o significado do trabalho e a ligação entre a função original da embalagem e a nova vida que lhe demos: “Cada embalagem protegeu um sabor; agora guarda um lar, a família e o amor.”
O processo de construção envolveu diferentes etapas, desde a recolha de embalagens na escola (com o apoio das famílias e da comunidade educativa), à sua preparação (esvaziar, lavar e deixar secar), passando pelo planeamento do formato e estilo da árvore, a distribuição de funções e a montagem decorativa, sempre com participação direta dos alunos. A árvore foi, por fim, exposta num local visível da escola, reforçando a partilha do trabalho e a sua dimensão educativa, e permitindo que os alunos assumissem o papel de “embaixadores da sustentabilidade” junto da restante comunidade.
Em síntese, esta Árvore-Aldeia de Natal é simultaneamente uma peça criativa e uma ação pedagógica: ao reutilizar embalagens Compal (Tetra Pak) e outros materiais recicláveis, os alunos demonstraram capacidade de reaproveitamento de recursos, criatividade e compromisso com a sustentabilidade, cumprindo os objetivos e critérios do desafio, com especial destaque para o envolvimento entusiástico dos alunos, para a dimensão comunitária do projeto e para a transformação consciente de resíduos em mensagem e aprendizagem.









