Trabalhos 2025/26

Escola EB1 de Loureiro 2 (Vila Nova de Gaia)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Processo de construção da Árvore de Natal:

A diferença de utilização de espaço no armazenamento de embalagens Tetra Pak espalmadas.
A embalagens foram recortadas na aba superior e na inferior, sendo, posteriormente abertas na zonas onde foram unidos no seu fabrico inicial.
Aqui, podemos observar a dobragem das peças de origami. Cada estrela é feita com cinco peças de origami, ou seja, cada estrela precisa de cinco embalagens.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

As embalagens "Compal" com seus símbolos são material de realização de origamis de muita qualidade, quer a nível do tipo de papel quer a nível decorativo.

Árvore de Natal no espaço escola:

O átrio de entrada para as salas está agora mais convidativo e seguro.

Trabalho Final:

Queremos a nossa árvore amarela para sempre. Agora, é muito mais fácil e seguro chegar perto das estrelas mais brilhantes.

Memória descritiva:

Numa primeira fase foi divulgada a iniciativa a toda a comunidade escolar com recolha das embalagens e explicação dos objetivos de realização da mesma, nomeadamente relembrar a forma correta de reciclagem destas embalagens, com realização de atividades práticas.
A escolha do tipo de árvore apresentado vem na sequência de os alunos sentirem a necessidade de remodelar umas escadas que apresentam evidente desgaste, sendo o papel amarelo autocolante lavável capaz de esconder as mazelas mais evidentes. Também ficou decidido que a árvore continuaria a existir na nossa entrada, com alterações de decoração, que os alunos, em assembleia de escola, decidam dinamizar.
Numa segunda fase, o grupo de alunos do 3º ano realizou as estrelas "Compal" com técnicas de Origami. Esta foi uma tarefa com nível de dificuldade elevado dado que todas as peças foram realizadas com as folhas da embalagem "Compal" completas, o que torna a dobragem extremamente difícil. O grupo do 1º ano fez os adereços de rodelas de laranja. É de referir que estas rodelas já existiam na escola, após a docente do 1º ano, no Dia Mundial da Alimentação, ter realizado "snacks" de fruta desidratada com os seus alunos.
Numa terceira fase, os alunos do 2º e 4º anos procederam à decoração final das escadas onde surgiu a árvore. O grupo de alunos do 4º ano evidenciou especial dificuldade na decisão das medidas do autocolante amarelo, dado que esta investigação previa a evidência de perspetivas. O grupo acabou por decidir realizar moldes em papelão, com posterior passagem dos mesmos para o papel autocolante amarelo.
No final, foram também os alunos do 4º ano que fizeram as fotos e, com ajuda da professora coordenadora, escolheram as fotos mais indicadas na consecução dos objetivos desta memória descritiva.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small