Trabalhos 2025/26
Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
A Árvore de Natal Amarela foi desenvolvida no âmbito de um projeto coletivo da turma do 5.º A, integrando aprendizagens previstas no programa letivo, nomeadamente os conceitos de módulo, repetição e padrão, associados à expressão plástica, ao raciocínio espacial e à educação ambiental.O projeto iniciou-se com a elaboração de vários projetos de grupo, nos quais os alunos foram desafiados a criar propostas de Árvores de Natal recorrendo exclusivamente a embalagens Tetra Pak da marca Compal. Após a apresentação e discussão das diferentes ideias, os alunos optaram de forma consciente e participada pela criação de um módulo, decisão tomada por reconhecerem que esta solução permitia:
• uma construção mais estruturada e estável;
• a repetição de um elemento base;
• a criação de um padrão visual coerente, conceito trabalhado e inscrito no programa letivo do respetivo ano de escolaridade.
Seguiu-se uma fase de testes de construção, onde foram experimentadas diferentes formas de ligação entre as embalagens. A partir destes testes foi definido o módulo final, que passou a ser repetido, dando origem ao padrão da Árvore de Natal, tanto ao nível estrutural como visual.
A árvore foi construída integralmente com embalagens Tetra Pak da marca Compal, garantindo a sua presença em destaque. Após várias experiências de pintura, os alunos decidiram aplicar uma veladura em tons de amarelo, técnica que permite manter visível tudo o que está impresso nas embalagens, evidenciando claramente a marca Compal e os símbolos da Tetra Pak, ao mesmo tempo que reforça a identidade do desafio “Árvore de Natal Amarela”.
A estrela da árvore foi construída a partir das palhinhas dos pacotes individuais, promovendo a reutilização de um elemento frequentemente descartado e valorizando o aproveitamento integral das embalagens.
Como materiais complementares foram utilizados apenas:
• tinta amarela;
• cola quente (material também utilizado na conceção das próprias embalagens Tetra Pak);
• pequenas pontas de arame, usadas exclusivamente para reforçar a resistência na união dos pacotes individuais.
Todo o processo de construção valorizou a criatividade dos alunos, a aplicação prática dos conteúdos curriculares e a consciencialização ambiental.
Envolvimento da comunidade educativa
Este projeto envolveu de forma ativa toda a comunidade educativa da Escola Dr. Pascual José de Melo.
Os alunos do 5.º A foram os principais protagonistas, participando em todas as fases: conceção, escolha do módulo, definição do padrão, construção e montagem final da Árvore de Natal. Os professores acompanharam o projeto, integrando-o no contexto curricular e reforçando aprendizagens relacionadas com sustentabilidade, reutilização de materiais e economia circular.
Os assistentes operacionais colaboraram no apoio logístico e na organização do espaço.
Os encarregados de educação foram mobilizados para a recolha das embalagens Compal, reforçando a ligação entre escola e família e sensibilizando para a correta separação dos resíduos.
Ao longo de todo o processo foi sempre salientado que, em condições normais, estas embalagens devem ser depositadas no ecoponto amarelo, reforçando a importância da reciclagem e do contributo de cada cidadão para uma economia mais sustentável.
Este projeto permitiu não só a criação de uma Árvore de Natal Amarela, mas também a sensibilização efetiva da comunidade educativa para práticas ambientais responsáveis, aliando criatividade, currículo e consciência ecológica.








