Trabalhos 2025/26
Escola Básica de Sande, Vila Nova (Guimarães)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Árvore de Natal Compal – Uma Construção SustentávelNo âmbito do projeto Eco-Escolas, os alunos do 1.º Ciclo da EB1 de Sande Vila Nova, do Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso, em Guimarães, desenvolveram o projeto “Árvore de Natal Compal – Uma Construção Sustentável”, uma iniciativa de educação ambiental que promoveu a reutilização de materiais, a correta separação de resíduos e o envolvimento ativo de toda a comunidade educativa.
O projeto consistiu na construção de uma árvore de Natal a partir da reutilização de uma estrutura decorativa em forma de cone, já existente no pátio da escola. Esta estrutura, anteriormente decorada com flores produzidas a partir de garrafas de plástico usadas, foi integralmente limpa, mantendo-se apenas o suporte metálico. Esta opção reforçou os princípios da economia circular e da reutilização, ao mesmo tempo que permitiu a articulação com conteúdos curriculares relacionados com os sólidos geométricos, nomeadamente o cone.
Após a limpeza, a estrutura foi revestida com plástico amarelo reutilizado (sacos de reciclagem), criando uma base para a aplicação do revestimento final, realizado com embalagens Tetra Pak da marca Compal. A escolha deste material teve como principais objetivos sensibilizar para a importância da deposição correta das embalagens no ecoponto amarelo e divulgar o significado do selo FSC, associado a práticas responsáveis e sustentáveis na produção dos materiais.
A planificação do projeto teve início no começo do ano letivo, em reunião de professores, no âmbito das atividades do Eco-Escolas. Foram debatidas ideias e analisadas propostas dos alunos, tendo sido consensual a reutilização da estrutura existente e a sua transformação num elemento simbólico de Natal com forte mensagem ambiental.
Para garantir o envolvimento da comunidade educativa, foi lançado o concurso “Natal Amarelo”, através de comunicação às famílias, solicitando a recolha de embalagens Tetra Pak (leite e sumo da marca Compal), de diferentes formatos. Esta ação promoveu práticas responsáveis no contexto familiar e assegurou a participação ativa dos encarregados de educação.
Na biblioteca da escola foi criado um ecoponto amarelo, recorrendo à reutilização de uma caixa de cartão. As embalagens recolhidas foram armazenadas e, posteriormente, os alunos, com o apoio dos professores e das assistentes operacionais, procederam à abertura, lavagem, secagem e preparação do material. As embalagens foram medidas, marcadas e cortadas em tiras com cerca de 2 cm de largura, utilizadas na construção de frisos decorativos que deram forma à copa da árvore.
O revestimento final da árvore foi realizado com faixas alternadas: uma faixa lisa, utilizando a face prateada do Tetra Pak, e outra composta pelas tiras recortadas, criando um efeito visual semelhante às agulhas do pinheiro. As faixas lisas permitiram valorizar os elementos decorativos aplicados posteriormente, enquanto as faixas com os grafismos das embalagens evidenciaram a marca Compal, reforçando a identidade do projeto.
Em simultâneo, foi solicitado às famílias que cada aluno construísse um elemento decorativo original, recorrendo exclusivamente à reutilização de materiais. Após a conclusão do revestimento da copa, estes elementos foram aplicados nas zonas lisas da árvore, com a participação ativa dos alunos, enriquecendo o aspeto visual e reforçando o sentimento de pertença e de trabalho colaborativo.
A Árvore de Natal Compal foi construída de forma progressiva, envolvendo todas as turmas do 1.º Ciclo. Mais do que um elemento decorativo, tornou-se um símbolo de sustentabilidade, criatividade, cooperação e educação ambiental. O projeto teve um impacto positivo no ambiente escolar, transformando o pátio da escola num espaço de celebração natalícia com forte consciência ecológica, alinhado com os valores e objetivos do programa Eco-Escolas e da marca Compal.
Materiais Utilizados
• Embalagens Tetra Pak, leite e sumo da marca Compal (1 L, 330 ml e 200 ml);
• Estrutura metálica em forma de cone (base: 120 cm; altura: 240 cm);
• Sacos de plástico amarelos reutilizados (sacos de reciclagem);
• Caixa de cartão reutilizada (ecoponto amarelo);
• Materiais reutilizados para os elementos decorativos;
• Tesouras, cola de bisnaga; pistola de cola quente e fita cola;
• Fio “Norte”, lápis de grafite, réguas e esferográficas.







