Trabalhos 2025/26
Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
No âmbito do desafio " Natal Amarelo" 2025, o Agrupamento de Escolas da Chamusca abraçou o projeto com as turmas A, B, C e D dos oitavos e nonos anos, nas disciplinas: Educação Visual, Educação Tecnológica e Inglês, em articulação com os alunos do programa Erasmus+, Biblioteca Escolar e o Plano Nacional das Artes, de acordo com a visão, missão e valores do nosso agrupamento, o qual pretende otimizar a articulação curricular.Inicialmente o projeto/ desafio foi proposto às turmas “Vamos construir a nossa Árvore de Natal Amarela!”, a importância fundamental da separação correta dos resíduos, o seu reaproveitamento a nível criativo, visualização de diversas Árvores de Natal com a aplicação de reutilização de materiais de embalagens Tetra Pak da marca Compal, a importância da reciclagem e proteção do ambiente, um papel importante a desempenhar por cada um de nós.
Os alunos em aula elaboraram e participaram no brainstorming para a construção da árvore. Depois cada aluno realizou 3 esboços, e em simultâneo solicitamos à equipa do PNA – Plano Nacional das Artes e à BE- Biblioteca Escolar um caixote para a recolha de embalagens dos sumos da Compal, os quais são vendidos no bar da escola. A comunidade educativa também deixou alguns pacotes no depósito para esse efeito.
As turmas recolheram 2 a 3 vezes por semana as embalagens do caixote, abriram os pacotes, lavaram-nos e colocaram-nos a secar já limpos.
Depois os alunos definiram: o tamanho; a sua forma, em cone; e a base, a partir de uma estrutura metálica de uma rede, reaproveitada dos materiais existentes em uma das arrecadações da escola; a disposição/decoração dos pacotes; cor/tintas ; e a lista de outros materiais necessários. Os alunos em grupo realizaram tipo "linha de montagem " em aula, contagem das embalagens, pacotes todos na mesma direção "as letras", agrafados alterando as imagens (frutos), posteriormente com abraçadeiras foram aplicando-os na estrutura por camadas.
Valorizando as dinâmicas que vão acontecendo ao longo do ano letivo, no nosso agrupamento, os alunos estrangeiros, que participam no programa Erasmus +, em conjunto com os nossos alunos foram convidados também a participar, na pintura da árvore, aplicando a técnica da esponja embebida em tinta de guache amarela, de cor translúcida e sem ser sobre o símbolo Tetra Pak da marca Compal na Árvore de Natal.
A decoração da árvore foi realizada na disciplina de inglês, quando as turmas assinalaram a atividade Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças) cujo objetivo era dar a conhecer a origem, tradições, símbolos e valores, promovendo também competências de colaboração, criatividade e responsabilidade. Em forma de exposição temática, aberta à comunidade, com informações sobre a festividade, foi criado um estendal em forma de folhas de outono com mensagens de gratidão.
Durante o processo, os professores intervenientes foram retirando fotografias das fases do projeto.
As folhas foram, após o término da atividade Thanksgiving Day, foram reaproveitadas para decorar a árvore de natal amarela.
Os alunos escolheram expor a Árvore de Natal Amarela no pavilhão C, que contém as salas de aula de Ed. Visual e Ed, Tecnológica.
No fim, os alunos fizeram uma reflexão em Ed. Tecnológica da metodologia de projeto aplicada neste desafio (política dos 3R´S, emoções/participação ativa, que outros projetos ambientais gostariam de futuro de abraçar, aspetos positivos e aspetos a melhorar no futuro).









