Trabalhos 2025/26
Jardim-Escola João de Deus (Castelo Branco)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Para a concretização do desafio “Natal amarelo”, começamos por realizar, nos três grupos de Pré-Escolar e nas quatro turmas de 1º Ciclo, atividades de sensibilização para a importância da reciclagem e reutilização de materiais, adequadas a cada faixa etária. Solicitou-se ajuda de toda a comunidade escolar (alunos, pais, docentes e não docentes) para a recolha de embalagens Tetra Park da Compal.Após uma semana de atividades, as docentes propuseram aos alunos o desafio “Vamos construir a nossa Árvore de Natal Amarela!”, relembrando a importância de utilizar as embalagens da Compal e explicando as regras subjacentes a este desafio. As crianças tiveram várias ideias, sendo que as docentes apenas guiaram as suas sugestões para que se adequassem ao proposto.
No início do mês de dezembro, a comunidade escolar conseguiu recolher 102 embalagens grandes de Compal, 29 embalagens médias e 15 embalagens das mais pequenas, perfazendo o total de 146. A contagem e separação das embalagens por tamanhos foi realizada nos diferentes grupos, para que todos participassem.
Após alguns debates entre grupos e ciclos de ensino, com apoio das docentes, foi decidido que a árvore iria ser construída tendo por base cartões, reutilizados das paletes com alimentos que são entregues no Jardim-Escola, que formariam a forma de um cone. As crianças espalmaram todas as embalagens e procederam à sua pintura, com tinta amarela caseira. Esta tinta foi feita pelas crianças com farinha, água e corante alimentar, de forma a ser o mais ecológica possível. O grupo do 1º Ciclo ficou responsável por construir a estrela que serviu para o topo da nossa árvore.
Os alunos tiveram a ideia de colocar a árvore na entrada do Jardim-Escola, uma vez que tem um local onde estamos a proceder à recolha de materiais (como pilhas, eletrodomésticos estragados, etc.) para participar no Projeto “Eco-Escolas”.
Após a finalização do desafio, as docentes reuniram-se com os grupos e promoveram debates sobre a importância da reciclagem e sobre a forma como esta atividade foi desenvolvida. Os alunos demonstraram muito interesse e entusiasmo na atividade.
-3052420_x500.jpg)
-3499660_x500.jpg)
-4741988_x500.jpg)
-3629391_x500.jpg)
-4053926_x500.jpg)
-3740258_x500.jpg)



