Trabalhos 2025/26

Escola Secundária de D. Duarte (Coimbra)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

Recolha das embalagens Tetra Pak da marca Compal, num dos pontos de recolha, o bar da Escola.
Envolvimento dos alunos no processo de construção, com o projeto em andamento.
Pormenor de construção

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Grande ênfase às embalagens Tetra Pak da marca Compal, as únicas utilizadas na nossa árvore.

Árvore de Natal no espaço escola:

A “Árvore de Natal Amarelo” foi colocada no 1º andar da escola, numa zona visível e de passagem constante de toda a comunidade escolar, junto à vitrine “Eco-Escolas”.

Trabalho Final:

A “Árvore de Natal Amarelo” utilizou as embalagens recolhidas, numa base amarela, empilhando-as em vários níveis, terminando com a habitual estrela. Para ornamentar e ajudar na mancha amarela, foram utilizadas fitas natalícias.

Memória descritiva:

A nossa “Árvore de Natal Amarelo” iniciou quando as professoras responsáveis pelo Projeto Eco-Escolas receberam a proposta de atividade.
Entendemos que seria uma ótima oportunidade para promover a separação de resíduos, nomeadamente a colocação das embalagens Tetra Pak num contentor próprio e, desta forma, promover a correta separação das embalagens Tetra Pak, e informar sobre a correta deposição no ecoponto amarelo. No entanto, uma vez que não sabíamos qual a utilização que seria dada, solicitámos aos alunos que apenas fechassem a tampa e não espalmassem as embalagens.
Foram colocados cartazes informativos em vários locais da Escola e foi feita uma abordagem direta a alguns alunos que seguravam embalagens com as características que pretendíamos.
Foram ainda colocados pontos de recolha destas embalagens em dois pontos chave da escola, o Bar e o Ginásio. Não havendo muito tempo para fazer a recolha e, tendo em conta que, segundo os dados de consumo, diariamente não são consumidas muitas embalagens, a recolha não teve um número muito elevado de embalagens, mas as embalagens recolhidas permitiram a realização da nossa árvore. As funcionárias do Bar e do Ginásio tiveram um papel importante na sensibilização de alunos e professores na recolha das embalagens.
Sendo uma época de muito trabalho, tanto para os alunos como para os docentes, foi envolvida uma turma do ensino secundário na construção da Árvore.
A obra final foi sujeita a alguns projetos, tendo-se decidido pelo empilhamento das embalagens, não espalmadas, conseguindo um efeito engraçado graças à conjugação que foi feita entre as embalagens com tampas verdes e com tampas vermelhas.
Foi decidido realizar a árvore de forma mais sustentável possível, pelo que fomos minimalistas na aquisição de material, apenas utilizando:
- as embalagens recolhidas
- um dos cartazes de promoção da atividade
- um dos baldes de recolha das embalagens
- uma folha de papel crepe amarela e uma cartolina amarela
- fitas natalícias de cor amarela (trazidas de casa por um aluno)
- um logotipo do Agrupamento
- cola quente
Este será um ponto de partida importante para o aumento da separação destas embalagens em contexto escolar, pelo que, apesar de não termos construído uma Árvore de Natal gigante, ficámos muito satisfeitos com o resultado final e com o processo que levou a esse resultado!

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small