Trabalhos 2025/26
Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Participaram no desafio do projeto Eco-escolas / Compal, sobre o tema, “Natal Amarelo” alunos dos 8º e 9º anos e alunos apoiados pela Educação Especial.Os materiais utilizados foram as embalagens de sumos da Compal, mas também houve utilização de outros materiais, tais como: cartão, fitas coloridas, papel de cenário, tinta amarela, esferovite, cola quente, fita-cola, pioneses, fio norte, cartolina e vegetação natural (aspargo pluma).
Cortaram-se, em cartão proveniente de caixas, vários triângulos de diferentes tamanhos. Colaram-se esses triângulos de cartão uns sobre os outros começando no de maior dimensão e terminando no de menor dimensão. Pintou-se o cartão com tinta amarela.
Utilizando um expositor (com rodas) colocou-se no mesmo, com ajuda de pioneses, papel de cenário que tinha sobrado de outra atividade. Colocaram-se sobre o papel de cenário, com a ajuda de fio norte e pioneses, os triângulos de cartão amarelos, simulando a silhueta de uma árvore. Colaram-se, com cola quente, as embalagens de sumos da Compal (300 ml) dispostas no contorno desta silhueta. Colaram-se algumas embalagens mais pequenas (200 ml) a simular o pé da árvore. Acrescentaram-se várias estrelas, (a maior no topo da árvore) também feitas a partir de embalagens de sumos Compal. Pintou-se o papel de cenário com pintinhas amarelas para simular flocos de neve (amarelos). Colocaram-se fitas amarelas/douradas entre as embalagens e também a rodear o expositor. Nas embalagens que formaram o pé da árvore foram coladas as palavras: Eco-escolas, Reciclar e Separar. Estas palavras foram feitas com letras recortadas a partir das embalagens da Compal. Algumas letras foram pintadas de amarelo e outras não. As letras foram coladas em tiras de esferovite pintadas de amarelo (a esferovite utilizada era de embalagens de eletrodomésticos). As palavras colocadas visaram chamar a atenção para a importância da separação e reciclagem de materiais. Na parte de baixo da árvore colou-se cartolina castanha (que sobrou de outros trabalhos); este fundo mais escuro realçou as palavras separar e reciclar. Colocou-se, no fundo do expositor, vegetação natural (aspargo pluma). A árvore amarela foi idealizada pelos alunos e realizada integralmente na escola.









