Trabalhos 2025/26

Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

Processo de construção da árvore - 1
Processo de construção - 2
Processo de construção e os artistas.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Símbolos

Árvore de Natal no espaço escola:

Decoração de natal no espaço escolar.

Trabalho Final:

"A obra nasce do que vemos como lixo"

Memória descritiva:

Memória Descritiva:
Desafio- Natal Amarelo
Enquadramento: Foi proposto a construção de uma Árvore de Natal com embalagens da Tetra Pack da Marca Compal.
Foi apresentado o concurso aos alunos do 6º ano de escolaridade.
O lema que elegemos para a criação da árvore foi:” Criar com sustentabilidade é o maior presente que podemos dar ao Planeta.”
Como motivação foram apresentadas / visualizadas obras de artistas plásticos que trabalham com
diferentes tipos de resíduos sólidos, nomeadamente Yuken Teruya; Martha Haversham, assim como trabalhos executados em anos anteriores, e assim demonstrar aos alunos de que podemos fazer uma obra de “arte” de forma sustentável e como, uma ação necessária para proteger o ambiente.
Em Educação Tecnológica, falamos da importância da economia circular, assim como dos seus princípios fundamentais: reduzir; reutilizar, reparar, renovar, reciclar, partilhar/ alugar.
Sensibilizou-se ainda para a importância da separação dos resíduos e da colocação dos mesmos no ecoponto para o efeito.
Começamos por juntar embalagens da Tetra Pack da marca Compal. Solicitamos aos alunos que fizessem recolha embalagens na escola e em casa. Na escola foram colocados sacos de recolha nos diferentes espaços de circulação (bar dos alunos, sala dos professores, espaços exteriores). Em sala de aula aprendemos de como proceder corretamente a tratar das embalagens antes de as colocar no ecoponto Amarelo (esvaziar e achatar).
Para a recolha elegemos uma equipa e outra para limpar, esvaziar, achatar e cortar.
Definimos a data de recolha até 26 de novembro.
Em Educação Visual, fizemos ainda uma abordagem a artistas plásticos que criaram postais e cartazes alusivos ao Natal. Foram mostradas várias imagens e optamos pelo “Cartão de Natal feito para o Museu de arte moderna de New York- 1949”, do desenhista e Cartoonista Judeu Norte Americano, nascido na Roménia, “Saul Steinberg”, um pai natal com a forma de uma árvore de Natal e decorada com
elementos gráficos alusivos à natureza, (pássaros, flores, folhas)
Foi sugerido a todos os alunos na aula Educação Visual, que fizessem uma reinterpretação da árvore do artista em questão. Desenhamos, imaginamos, criamos, e colorimos com lápis de aguarela.
Tínhamos o projeto. Passamos à ação, a construção tridimensional da árvore.
Materiais utilizados: Embalagens de Tetra Pack da Compal; caixas de cartão de instrumentos musicais (guitarras e cavaquinhos, existentes na escola), tinta acrílica amarela, cola UHU, cola quente, galhos de árvore das podas, marcadores.
Para a elaboração do projeto: papel cavalinho A4, marcador de ponta fina preto, lápis de aguarela, pincéis.
Preparamos as embalagens a utilizar, abrimos, lavamos e cortamos.
2.Processo de construção: reutilizamos seis caixas de cartão de forma triangular (embalagens de proteção de guitarras e cavaquinhos).
- Para o corpo principal da árvore utilizamos duas caixas de guitarra e colamos uma à outra. Duas de dimensão menor, de cavaquinho para o tronco, pernas e sapatos; duas para a parte superior, cabeça e gorro. Cortamos e colamos dando a forma sugerida.
- Colamos a estrutura construída a uma base de madeira.
- Pintamos a estrutura da árvore com trinta acrílica amarela. A parte superior, o gorro, com tinta vermelha e riscas amarelas.
- Colamos uma serie de galhos no corpo principal da árvore.
- Para os elementos decorativos (flores, pássaros, folhas, pequenas árvores tridimensionais e um ou outro elemento natalício (anjo)), utilizamos as embalagens de Tetra Pack.
Desenhamos algumas das formas em cartão, mas também recorremos a cortadores de bolachas de diferentes dimensões e formas. Passamos as formas para as embalagens da Tetra Pack: recortamos, colamos sobrepusemos formas de diferentes dimensões, decoramos algumas com marcadores acrílicos.
Dispusemos os diferentes elementos pela árvore a colamos.
Como a árvore representa a forma do pai natal, desenhamos as barbas e o bigode em cartão e forramos com a parte metalizada da Tetra Pack. Pintamos o rosto a acrílico, desenhamos os olhos e o nariz a marcadores. decoramos o gorro com umas riscas amarelas e colamos alguns elementos decorativos.
Forramos a base com tiras de Tetra Pack. Decoramos com algumas árvores tridimensionais e 2 anjos.
Foram gastas aproximadamente 60 a 80 embalagens.
Dimensão da arvore: 2,10x 1,20x 25cm.
Opiniões dos alunos: “Foi uma aventura construir a árvore de Natal”;” Foi um bom desafio, com os resíduos construímos uma obra de arte”; A obra nasce daquilo que consideramos lixo”; “Gostamos muito de participar, quando há mais concursos?”
Neste trabalho estiveram envolvidos vários alunos das turmas do 6ºD e 6ºG. Como metodologia de trabalho foi combinado com os alunos que á medida que acabavam os trabalhos curriculares passavam a trabalhar na árvore de Natal. Verificou-se um grande envolvimento dos mesmos.
(Agrupamento de Escolas Carlos Amarante); Escola Básica de Gualtar – Braga, no âmbito da Disciplina de Educação Tecnológica; Educação Visual e Projeto Eco Escolas.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small