Trabalhos 2025/26
Escola EB Recarei (Paredes)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Como habitualmente, a desafio foi lançado em Assembleia de escola e apresentado na reunião do Conselho.Previamente , em todas as salas de aula, foram explorados os símbolos apresentados nas embalagens e os seus significados.
Como fundo, colocou-se um cortinado velho, escuro, de modo a representar o céu e a noite. Foi reutilizada uma das estruturas de madeira dos anos anteriores como base, complementada com um suporte feito de recortes de cartão pintado. Para os motivos foram utilizados, como habitualmente, os pacotes dos sumos distribuídos com as castanhas no magusto da escola, depois de lavados, sendo a água utilizada na lavagem das embalagens aproveitada para regar os vasos e canteiros do jardim, como já é costume, também.
O trabalho de desenho e recorte dos motivos foi realizado nas diversas salas, articulando com os técnicos das AEC. Foi referido aos alunos que neste trabalho de elaboração dos motivos deveria haver o cuidado de deixar nas imagens os símbolos explorados, relacionados com a sustentabilidade.
Alguns símbolos foram usados diretamente, outros colados em cartões recolhidos num pronto a vestir que foram recortados em forma circular ou de estrela e pintados de amarelo. Alguns motivos foram passados na Sizzix, dando textura aos mesmos. Conforme iam concluindo os motivos, os alunos, com a supervisão de um professor, preenchiam o espaço, criando uma instalação equilibrada.
Para a estrela do topo foram utilizadas embalagens de 1 litro trazidas pelos alunos.
A instalação foi complementada com "presentes" feitos também com embalagens.
Todos colaboraram neste projeto comum, num trabalho de união, camaradagem e partilha entre toda a comunidade escolar.
A árvore foi colocada no átrio do 1.º andar onde pode ver vista por toda a comunidade, por ser um ponto central e de passagem.









