Trabalhos 2025/26

Escola Básica de Mira (Mira)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

O começo!<br/>Depois de escolhido um cartão resistente, foi desenhada e cortada a estrutura da nossa árvore. Os alunos também começaram a colar, com cola quente, as várias embalagens da Compal.
O trabalho continuou!<br/>Depois de construída a nossa árvore, os alunos continuaram a colar alguns elementos decorativos e a começar a pintar de amarelo.
A nossa árvore tomou forma!<br/>Despois de pintada, chegou a hora de colocar mais adornos feitos em lã.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Embalagens utilizadas.<br/>Durante i trabalho foram utilizadas apenas embalagens da Compal.

Árvore de Natal no espaço escola:

O nosso "Natal Amarelo"!<br/>Depois de concluída, a árvore foi colocada no hall de entrada do bloco que serve de passagem para todos os elementos da comunidade educativa.

Trabalho Final:

A nossa árvore!<br/> Este desafio só foi possível de concretizar com a contribuição de todos os elementos da nossa comunidade escolar, aqui representada por alguns alunos.

Memória descritiva:

O desafio (Natal Amarelo) apresentado pelo Eco-Escola serviu de base para a construção da nossa Árvore de Natal, cujo principal objetivo foi promover a consciência ambiental, a importância da reutilização e a reciclagem correta de materiais, envolvendo toda a comunidade educativa num projeto comum.
Assim, inicialmente começamos por divulgar, juntos dos alunos, o nosso grande desafio, assim como, aos seus Encarregados de Educação através de e-mail com o pretendido e ainda à restante comunidade educativa. Com a colaboração de todos, num curto espaço de tempo, foi possível recolher uma grande variedade de materiais reaproveitados e recicláveis, nomeadamente cartão, inúmeras embalagens da Compal, restos de papel, tampinhas, fios, fitas, restos de lã e tintas ecológicas à base de água.
O processo iniciou-se com a elaboração do projeto, nesta fase, com os alunos que tinham Cidadania e Desenvolvimento acompanhados pela respetiva professora. Em conjunto, definiram ideias para a forma da árvore, selecionaram os materiais a utilizar (dentre os que tinham sido recolhidos) e estabeleceram a metodologia para a realização do trabalho. Seguiu-se a fase de recolha final de materiais, sendo estes colocados num local específico, nomeadamente sala dos professores.
A estrutura base da árvore foi construída com cartão existente na escola, onde foi desenhada a recortada a árvore, com a colaboração com o docente de Educação Visual. Gradualmente a árvore foi ganhando forma para ser decorada.
As embalagens da Compal que os alunos trouxeram já deveriam vir lavadas, secas e espalmadas. Para complementar este processo, foi ainda colocada uma caixa no bar da escola, com a colaboração de uma assistente operacional, destinada à recolha das embalagens dos sumos consumidos pelos alunos. Estas embalagens foram limpas por um grupo de alunos designado para esse efeito.
Cada turma, elaborou pequenos elementos artísticos, como argolas para fazer uma grinalda, estrelas, bolas, feitos com tiras de embalagens da Compal para enfeitar a árvore. Também os alunos do Ensino Estruturado tiveram uma participação ativa, ficando responsáveis pela elaboração da estrela principal. Tendo os alunos decidido pintar o cartão de amarelo após a colagem das embalagens, foi organizado um grupo responsável por executar essa tarefa.
Todo este trabalho foi realizado na sala de artes, por ser mais fácil de acesso a outros materias (tintas, pinceis, jornais).
Depois de seca, procedeu-se à colocação dos enfeites, realizados pelos alunos.
No final, a árvore, foi colocada num espaço central, do bloco da Nossa escola, para ser apreciada por toda a comunidade escolar, de modo a apelar ao sentido de responsabilidade e incentivar à reflexão sobre sustentabilidade.
Durante este processo, o envolvimento da comunidade educativa foi fundamental em todas as fases. Os alunos participaram na preparação, recolha de materiais e criação dos elementos decorativos, sendo responsáveis por grande parte do trabalho criativo. Os professores orientaram as atividades e, sempre que possível, integraram o projeto nos conteúdos curriculares e promovendo debates e aprendizagens relacionadas com reciclagem e preservação ambiental. Os assistentes operacionais contribuíram na organização do espaço, na recolha de alguns materiais e no apoio à montagem da árvore, assegurando as condições necessárias para o trabalho. Por fim, também os Encarregados de Educação e famílias participaram ativamente na recolha de materiais recicláveis.
Os materiais que sobraram serão guardados e utilizados em futuros projetos.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small