Trabalhos 2025/26

Escola Básica com Secundária Padre António Morais de Fonseca - Centro Escolar da Saldida (Murtosa)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Processo de construção da Árvore de Natal:

Construção e pintura da base da árvore com caixotes e cartão recolhido
Construção e pintura dos azulejos em cartão e construção dos elementos florais com tiras circulares de embalagens Compal
Montagem dos diferentes azulejos

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Pormenor dos vários elementos (estrela, azulejos, frisos, flores, casinhas de Aveiro, pavimentação)

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvore exposta no espaço escolar, dedicado ao Natal amarelo

Trabalho Final:

Foto trabalho final

Memória descritiva:

Ao nível de toda a escola, começámos o mês de dezembro explorando uma história “Rodolfo do nariz … amarelo” cuja personagem principal é uma rena ecológica muito preocupada com o excesso de lixo produzido no Natal, especialmente o do ecoponto amarelo (plásticos/embalagens/latas…) que frequentemente acaba nos rios e nos mares … a história alerta para a importância da reciclagem e reutilização dos desperdícios e, no seu final, o Rodolfo lança um desafio que consiste em aproveitarmos o lixo do ecoponto amarelo para construir decorações de Natal. E foi isso mesmo que fizemos, com todas as turmas da escola, com o objetivo de decorarmos o nosso espaço de entrada.
Dentro desta proposta, foram os alunos das duas turmas do 2º ano que ficaram responsáveis pelo desafio da construção desta árvore de Natal, essencialmente com embalagens tetra pak da Compal.
A ideia da estrutura da árvore surgiu no estudo dos sólidos geométricos, decidindo-se que iria ser feita reutilizando caixas de cartão: um cubo para o vaso, um paralelepípedo para o tronco e uma pirâmide ou prisma triangular para a copa da árvore. Depois, toda a estrutura foi pintada pelos alunos com tinta guache amarela.
Seguidamente, decidimos cobrir a árvore com elementos que representassem os espaços urbanos e os espaços verdes que devemos preservar, mantendo limpos. O vaso seria envolvido por casinhas típicas da nossa zona (Aveiro), o tronco por flores representando jardins, a copa da árvore por azulejos com motivos florais em padrão e a estrela, representaria o sol, símbolo de vida.
Tendo em conta que seria uma árvore muito trabalhosa, o grupo de alunos das duas turmas do 3º ano, ajudou em algumas tarefas de construção. Toda a escola participou na recolha e lavagem das embalagens de sumo da marca Compal, bem como de tampas e tampinhas de cor amarela.
Uma assistente operacional ficou responsável pelo corte de muitas embalagens em tiras utilizando uma guilhotina e depois, um grupo de alunos aprendeu a construir com elas, diferentes motivos florais para decorar os vários “azulejos” e a estrela, com ajuda das professoras. Dividimos por grupos de alunos as restantes tarefas: recorte e pintura dos “azulejos” de cartão reutilizado, construção das casinhas com embalagens de sumo Compal e riscas de papel amarelo, separação de tampinhas de plástico amarelo dos garrafões de recolha, pavimentação do fundo do vaso com figuras geométricas e execução de corações para os frisos utilizando o interior prateado das embalagens. Com tudo pronto, as professoras colaram sobre a estrutura da árvore utilizando cola quente, explorando com os alunos a construção de frisos e padrões.
No final, a árvore foi colocada no espaço de entrada da escola, juntando-se a todas as decorações natalícias feitas pelas restantes turmas do Pré-Escolar e 1º Ciclo, que também reutilizaram diferentes desperdícios usando essencialmente o recolhido no ecoponto amarelo e predominantemente de cor amarela.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small