Trabalhos 2025/26

Escola Básica de Custóias (Matosinhos)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

Caixa colocada na sala dos professores para recolha de embalagens da Compal.
Construção das estrelas pelos alunos.
Início da construção da árvore com a colocação das primeiras estrelas.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Símbolos da Compal e da Tetra Pak.

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvore colocada no espaço escolar (parede de um dos pavilhões).

Trabalho Final:

Árvore finalizada

Memória descritiva:

Com base nos objetivos e nas diretrizes do Concurso Nacional do projeto NATAL AMARELO 2025 foi promovida a elaboração de uma árvore de Natal a todos os alunos da escola básica de Custoias. Com o objetivo de relembrar crianças, jovens e famílias, a importância da reciclagem e, neste caso, da separação das embalagens Tetra Pak no ecoponto amarelo, ação que permite a valorização do resíduo, contribuindo para uma economia circular.
Numa primeira fase, e depois da apresentação do projeto com a sensibilização dos intervenientes para a importância da temática em aulas de PT (Projeto Turma), Ciências Naturais, de Educação Visual e na primeira reunião do Conselho Eco Escolas, foi solicitada a colaboração da comunidade educativa na recolha de materiais desperdício para usar na construção da árvore. Foram colocadas caixas de recolha em diferentes pavilhões. A resposta foi ótima, tendo as famílias, através dos alunos, professores e assistentes operacionais aderido à iniciativa.
Nas aulas de Educação Visual foi feita a seleção dos materiais, optando-se por usar cápsulas de café e rolhas de cortiça como complemento ao material embalagens, tetra pak da Compal. Note-se que a escolha das rolhas de cortiça surge na sequência de uma visita de estudo por todas as turmas de 8º ano, em outubro, ao museu Wow, da cortiça, na cidade de Gaia.
Quanto ao suporte foi reutilizada uma árvore de aproximadamente 2,5 metros de altura em esferovite forrada com material metalizado e verde oferecido por uma das grandes superfícies comerciais da zona geográfica onde se insere a nossa escola.
Porque as embalagens no seu interior são metalizadas optou-se pela seleção do suporte metalizado para suportar um conjunto de polígonos estrelados de diferentes dimensões e afastamento suporte através das rolhas e das cápsulas cortadas em diferentes dimensões.
A não pintura com tinta foi uma opção ambiental para evitar o uso de materiais poluentes e económica evitando o mínimo de gastos através da reutilização de material desperdício.
Por outro lado, a redução ao metalizado como fundo permitiu chamar a atenção para a cor e elementos visuais que apelam a reutilização da embalagem em questão.
A colocação da árvore na parede de um pavilhão específico deve-se a dois fatores: ao grande número de alunos de diferentes níveis escolares que aí têm aulas e à limpeza visual (ausência de imagens expostas) permitindo uma comunicação sem ruído.
Relativamente à configuração das formas utilizadas (figuras poligonais estreladas) surge da necessidade de uma resposta rápida na sua execução integrando os conteúdos programáticos. Permitindo, também, que todos os alunos dos diferentes níveis etários, em aulas de PT com os seus diretores de turma, Projeto de Artes, Traço a traço e em Educação Visual reproduzissem as dezenas de figuras estreladas de diferentes dimensões, através de moldes construídos em Educação Visual que deram forma à Árvore de Natal apresentada na semana de dezembro no pavilhão 3 da escola de Custóias.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small