Trabalhos 2025/26
Jardim de Infância de Cabo Luís (Aveiro)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
A nossa árvore "Natal Amarelo", tinha de ter um cariz pessoal e afectivo. A teve a participação da família a 3 níveis, a saber:1- Quando surgiram os sumos Compal?
Fizemos pesquisas no site da Compal e verificamos que os primeiros néctares de fruta remotam aos anos 60, quando a educadora ainda era pequenina, como nós!
Nos anos 80 e 90, anos, anos dos nossos pais, respectivamente, aparece a Tetra Pack que inovou e modernizou a apresentação dos sumos e os tornou mais práticos, e os sumos da Compal começaram a liderar nos segmentos de mercado.
Verificamos assim, que a Compal acompanha as 3 gerações!
Então solicitamos aos E.E. que nos trouxessem as embalagens e a educadora também trouxe.
Pesquisamos ainda, a importância dos sumos para a nossa saúde e falamos sobre cada uma escrevendo-as!
2- Tratando-se de fazer uma árvore de Natal, esta tinha que ser pessoal e fazer sentido para as crianças e para as famílias! Então foi lançado um desafio às famílias,: uma vez que Portugal se insere numa cultura tradicional judaico-cristã, não podemos deixar de considerar que cada vez mais é uma realidade a inclusão de crianças de outras nacionalidades/religiões, nesta escola temos brasileiros, marroquinos, nepalenses, cabo verdianos, angolanos e guineenses! De forma a salvaguardar esta realidade e a respeitar a criança na sua singularidade e a valorizar a família, as tradições e a criar lembranças, foi solicitado que cada família transportasse para o papel as suas vivências do Natal!
Importa, independentemente da nacionalidade/religião exacerbar que o Natal é tempo de família!
Natal é tempo para lembrar e valorizar!
Querendo fazer uma árvore com significado para cada criança, foi solicitado que cada criança trouxesse o seu objeto predilecto, para a tornar mais sua!
E assim fizemos uma árvore de lembranças!
Esta foi a proposta para as crianças!
Para os Pais cada família foi convidada a falar do seu Natal ( tradições, lembranças…) e do que gosta mais nesta época.
Este foi o desafio lançado!
E assim nasceu a nossa árvores personificando o Natal e tornando-o mais nosso!
3- Cada criança escolheu e pintou um símbolo de Natal, onde foi colocada a sua foto e nome e colado no Compal que mais gostam e onde colocaram também o seu objeto pessoal








