Trabalhos 2025/26
Escola EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes (Vila Franca de Xira)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Este ano o projeto foi desenvolvido pelas vinte cinco turmas da escola (557 alunos) em colaboração e articulação entre as famílias, professores de Educação Tecnológica, de Oficina Criativa e de Cidadania e Desenvolvimento, assim como com os alunos das Brigadas Eco Escolas (Brigada Verde ASM e da Limpeza ASM) e dos alunos do clube das artes “EcoArt”.O trabalho foi desenvolvido seguindo as seguintes fases:
1- Solicitou-se aos professores de Educação para a Cidadania que projetassem os vídeos educativos sobre reciclagem e reutilização de materiais disponibilizados no website da Tetra Pak e que refletissem com os alunos sobre a importância da separação correta dos resíduos e do reaproveitamento a nível criativo.
2- A Coordenação da escola passou uma informação à comunidade educativa a dar a conhecer a participação no desafio de Eco Escolas “Natal Amarelo” e a solicitar que as embalagens de Compal adquiridas e consumidas na escola fossem deixadas em local próprio junto ao bar da escola. Foi igualmente enviado um e-mail aos encarregados de educação/pais a dar a conhecer a iniciativa e a solicitar o apoio nos mesmos com a contribuição de embalagens Compal vazias;
4- Os alunos das Brigadas Eco Escolas (Brigada Verde ASM e da Limpeza ASM) e do clube EcoArt em duas das suas sessões semanais de trabalho lavaram as embalagens recolhidas e cortaram-nas para que ficassem com as medidas certas para serem produzidas bolas de Natal;
3- Nas aulas de Oficina Criativa e de Educação Tecnológica os docentes destas disciplinas apresentaram exemplos visuais de Árvores de Natal recicladas (incluindo a do ano passado). Após reflexão, idealizaram em conjunto o tipo de bolas a construir. Para além de terem sido construídas em sala de aula, e de forma a envolver as famílias neste projeto, os docentes destas disciplinas enviaram um e-mail aos encarregados de educação /pais a solicitar o seu apoio na construção de uma bola por família decorada com a reutilização de outros materiais. A adesão das famílias foi muito positiva e permitiu que as bolas fossem usadas não só na decoração da árvore de Natal Amarela, mas também numa segunda árvore de Natal existente na escola no espaço de recreio.
4- Após a construção das bolas, os alunos do clube EcoArt refletiram todo o conceito do futuro trabalho a executar, bem como a forma a destacá-lo no local a ser inserido. Orientados pelas docentes que o dinamizam, os alunos planificaram e idealizaram as diferentes etapas de construção da árvore e executaram as construções devidamente pensadas para o efeito, não sem antes se ter feito um estudo de cor e de materiais, tendo em conta não só a necessidade de chamar a atenção para o amarelo, mas também conseguir um sentido estético desejado. Os materiais usados visaram o reaproveitamento de materiais tais como: CD de antigos manuais dos professores já desatualizados; trapilho; fitas de plástico verde feitas a partir do plástico de garrafas; arcos em metal usados já em outros trabalhos na escola; e manga amarela já usada na árvore de Natal exterior no ano transato. Para além destas materiais, as docentes afetas ao clube ensinaram os alunos a fazer Mandalas nos arcos como forma de enriquecer a decoração da árvore. Finalmente, depois de todos os elementos decorativos produzidos, os alunos do clube montaram a árvore de Natal, com o apoio de alunos de diferentes turmas e dos professores de Oficina Criativa e de Educação Tecnológica da localidade há dois anos.
5- A árvore esteve exposta na escola durante três dias e de seguida foi transferida para uma rotunda da localidade junto à escola para fazer parte da decoração de Natal da Póvoa de Santa Iria, projeto este em parceria com a Junta de Freguesia da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa.
O envolvimento entre docentes e dos alunos e famílias contribuiu também para outros valores de grande relevância como a empatia, a cooperação e o empreendedorismo, nunca esquecendo da relevância do impacto que este projeto teve junto da comunidade local, pois fez parte das decorações natalícias e do "postal" de Natal da Póvoa de Santa Iria.
Para melhor visualização do processo, ver vídeo:
https://www.canva.com/design/DAG93iVO8VQ/NUBFhYCxTdVrJVDl1HQCLw/watch?utm_content=DAG93iVO8VQ&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=uniquelinks&utlId=h5311281abc









