Trabalhos 2025/26
Centro Escolar de Arcos (Anadia)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Uma Árvore Amarela no Natal do Eco-EscolasO elemento a destacar na Árvore de Natal Amarela é a lanterna, pelo poderoso simbolismo associado, de acordo com a cultura e tradição. Representa não só iluminação, mas também transformação e renovação. É importante a nível espiritual, mas podemos igualmente transportar essa simbologia para o mundo exterior e a necessidade de protegermos o nosso planeta, desenvolvendo práticas transformadoras, criando um mundo mais sustentável. Através deste trabalho, os alunos tomaram consciência não só da importância da separação de materiais recicláveis, mas também de que se podem transformar as embalagens em arte, dando-lhes uma nova vida. As casas representam não só o nosso mundo interior, pois o que sentimos reflete -se nas ações preconizadas diariamente, mas também representa o mundo em que vivemos e a urgência de o protegermos e renovarmos. As estrelas, além de iluminarem, representam a cor amarela e a esperança num mundo melhor.
Houve um envolvimento de toda a comunidade escolar através da recolha de embalagens (encarregados de educação, assistentes operacionais, professores e alunos). Após a apresentação do projeto através de vídeos e imagens assim como os objetivos inerentes, iniciou-se o processo de "Construção da nossa Árvore de Natal Amarela", envolvendo ativamente os alunos desde a sua conceção até ao resultado final. Houve partilha de ideias e sugestões sobre o tipo de árvore a realizar, os elementos decorativos a elaborar, outros materiais recicláveis a utilizar, assim como a distribuição de tarefas. Realizaram-se pesquisas sobre o significado de cada elemento decorativo realizado e foram elaborados textos, fomentando a interdisciplinaridade.
Para a estrutura base da Árvore de Natal Amarela, foi reutilizada uma árvore recortada em madeira já existente na escola, evitando desperdício.
Na operacionalização do desafio, além das das embalagens TetraPak da Compal, foram usadas capas de livros de cartolinas, restos de papel amarelo, reutilização de papel de cenário, cartão canelado (de pacotes de bolachas) e arame para a realização de lanternas, casas e estrelas. Também se utilizou cola líquida, cola quente, tesoura, x-ato e tinta amarela e dourada para uma imagem mais natalícia.
Os alunos trabalharam em pequenos grupos, em trabalho colaborativo, na preparação das embalagens, decalque, recorte, colagem e montagem, exceto na utilização do x-ato. No final, levaram esta árvore a todas as salas de aula da escola, para fazer a divulgação deste projeto e, posteriormente, foi colocada na entrada da escola, fazendo parte da exposição de Natal. O trabalho foi ainda divulgado na reunião do Conselho Eco-Escolas de dezembro.
Foi um desafio muito interessante desenvolvendo nos alunos o espírito colaborativo, de iniciativa, de decisão, assim como a criatividade e a sensibilidade estética. Foram momentos promotores de práticas ambientais sustentáveis, despertando nos alunos um sentimento de que o futuro depende das ações do presente e que devemos trabalhar em conjunto para um planeta mais limpo e sustentável.
Turma 3.ºC, Centro Escolar de Arcos, orientado pela professora Adelaide Mira








