Trabalhos 2025/26

Escola EB1/PE do Lombo dos Canhas (Ponta do Sol)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Processo de construção da Árvore de Natal:

Elaboração do molde e estrutura de suporte à Árvore.
Forragem da estrutura com embalagens Compal e colagem dos elementos de texturas diferenciada, para estimulação sensorial.
Exemplos de materiais de estimulação neurossensorial diversificada, aplicados na Árvore.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Exemplo de pormenor que ressalva as marcas Compal e Tetra Pak (simbolismo "Família" no Natal).

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvore em ambiente escolar, no corredor. Posteriormente, fará parte dos recursos do Centro de Apoio à Aprendizagem.

Trabalho Final:

Árvore Inclusiva, de estimulação neurossensorial.

Memória descritiva:

PROGRAMA ECO-ESCOLAS 2025/2026
Escola Básica do 1.º ciclo com pré-escolar do Lombo dos Canhas
Natal Amarelo
Desafio 2025/26
Coordenadoras do programa:
Janette Ramos e Tânia Moreira
Intervenientes:
Crianças da Educação Pré-Escolar, em colaboração com alunos do 3º ano de escolaridade do 1º ciclo, com orientação da Técnica de Apoio à Infância (membro do Conselho Eco-Escolas), Sandra Pereira.
Memória descritiva:
Este desafio da Tetra Pak / Compal veio entusiasmar os alunos para a reutilização de materiais e desenvolvimento da criatividade, na construção de uma árvore de Natal, tendencialmente de cor amarela, alusiva à época, respeitando a temática e valorizando a importância da reciclagem e da proteção do ambiente, aliada a uma intencionalidade específica de valorização de recursos inclusivos. Para tal, as crianças e alunos foram sensibilizados para a necessidade de colocar as embalagens Tetra Pak no ecoponto amarelo, destacando-se, desta forma, os principais objetivos de adotar uma Economia Circular.
Inicialmente, foi pedida a colaboração das famílias, pessoal docente e não docente, na recolha das embalagens Tetra Pak | Compal.
De modo a se obter uma ideia final exequível para a concretização do projeto, foram realizadas algumas pesquisas on-line do formato a adotar, tendo em consideração que não estaríamos limitados a determinadas dimensões específicas; após várias ideias, chegou-se à votação do formato adotado na presente árvore a concurso. Para a concretização das ideias que foram surgindo, foram convidados alunos do 4ºano para apoiar a realização das várias etapas do processo de elaboração, com o acompanhamento da Técnica de Apoio à Infância. A ideia final, dado que somos uma escola que se afirma como inclusiva, seria realizar um modelo que fosse duradouro, que se pudesse usar de forma constante como elemento decorativo e que pudesse representar um recurso para a área da Educação Especial, cujo revestimento permitisse a aplicação de diferentes materiais com texturas diferentes, promovendo a neuro estimulação, através do toque.
Assim, este trabalho foi realizado com recurso a embalagens da Tetra Pak | Compal e madeira (suporte principal), provinda de uma cama desmontada e sem uso. Para além destes, os materiais utilizados foram cola, tintas e pérolas (provindas de colares sem uso, para efeitos decorativos); para os revestimentos de estimulação sensorial, foram colocados trapilhos (provindos de uma t-shirt velha), cortiça (provinda de rolhas já usadas), corda (já desgastada e sem uso) e tampas de plástico (de produtos Compal). Todos os adereços decorativos foram construídos a partir de embalagens Compal, à exceção do Anjo no topo, que foi reutilizado de decorações de Natal não usadas. Ao observarmos o trabalho podemos ver, claramente, os símbolos da Tetra Pak e da Compal, sob diferentes formatos.
Primeiramente, foi realizado um esboço do molde a partir do qual se construiria o formato da árvore; com a ajuda dos alunos mais velhos, foram recortados e moldados à posição necessária. De outras embalagens, após decalque do formato dos adereços de Natal, os alunos realizaram recortes e colagens, também utilizados para forrar a estrutura de madeira, que serviria de suporte à árvore. As embalagens foram pintadas de amarelo. Seguiu-se a fase de colar e retocar todos os elementos para o formato final, complementada com a colocação, a gosto dos alunos, dos elementos decorativos criados, que foram encaixados na ideia final. Foram recortados alguns símbolos Tetra Pak das embalagens e colados nos adereços, de modo a ganhar maior visibilidade, dado o seu tamanho reduzido.
Este desafio foi iniciado no mês de setembro e terminado no mês de novembro e ficará para utilização na Centro de Apoio à Aprendizagem, para poder ser utilizado com o recurso pedagógico.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small