Trabalhos 2025/26
Escola EB 2,3 D. Afonso, Conde de Ourém (Ourém)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Ideias subjacentesA nossa árvore pretende ilustrar a importância ambiental da economia circular, no desenvolvimento sustentável, através da reciclagem de embalagens da Tetra Pak, nomeadamente as da marca Compal, onde os alunos identificaram os logótipos e significados da Tetra Pak, da Reciclagem, das empresas Ponto Verde e Carbon Trust e da Forest Stewardship Council (FSC), bem como todas as medidas tomadas pela Compal para tornar as suas embalagens mais amigas do ambiente.
Foi decidido fazer uma árvore animada com olhos abertos (das tampas das embalagens Compal) e um largo sorriso com as letras da Economia Circular na metade de amarelo mais vivo (representando o Embalão), enfeitada com símbolos, ilustrações e informações sobre medidas sustentáveis no processo de fabrico das embalagens Compal. A mesma árvore animada também "chora", com lágrimas de embalagens de alumínio (de puré) na sua metade amarelo mais esbatido, pela necessidade de maior e melhor separação dos resíduos no embalão, mantendo os apelos à reciclagem e à necessidade de continuar a reduzir a pegada de carbono.
Processo de construção da árvore
Como materiais reutilizou-se cartão, embalagens tetra Pak e laços do Natal. Também se usou cola branca, tinta ecológica e fita adesiva prateada.
Depois de uma reflexão sobre economia circular e pesquisa de informações e do significado de logotipos nas embalagens da Compal em contexto de sala de aula, houve uma partilha de sugestões sobre formas práticas e criativas de responder ao desafio Natal Amarelo.
Assim, foi decidido fazer uma base para a árvore com uma caixa de cartão decorada com embalagens da Compal, símbolo do Desenvolvimento Sustentável levado a cabo pelo Homem representado pelos pequenos agricultores da Compal recortados das embalagens
A árvore, também de cartão, foi cortada e pintada de amarelo, para representar o embalão, tendo sido criadas zonas embutidas ou penduradas para evidenciar as características que tornam as embalagens da Compal mais amigas do ambiente. Estas foram também usadas para fazer carimbos para decorar a árvore com símbolos natalícios (velas, prendas, sinos e cristais de neve).
Para este trabalho, foi elaborado um projeto em grupo, para a definição de funções e prazos a cumprir.
Envolvimento da comunidade educativa
A recolhas das embalagens da Compal contou com o apoio dos encarregados de educação e das assistentes operacionais que estabeleceram pontos de recolha específicos para as embalagens da compal. Os professores de Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento e de Educação Visual e Tecnológica, orientaram os alunos na exploração das ideias subjacentes e na construção da Árvore.
A Comunidade Educativa foi envolvida na campanha de sensibilização inerente a este desafio, através da exposição da árvore na sala do aluno e Bar da Escola, frequentados por todos, de modo a estimular a separação correta e reutilização criativa de resíduos. Aqui, foi apresentada a algumas turmas, na sua inauguração. Durante o mês de janeiro, a árvore foi transferida para a Biblioteca como recurso educativo para exploração de temas em torno do Desenvolvimento Sustentável e da Economia Circular.









