Trabalhos 2025/26
Escola EB de Abadias (Figueira da Foz)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Depois de feita a motivação para esta atividade, através da visualização de vídeos incidentes na importância da reciclagem, e da visualização e exploração de imagens de árvores de Natal recicladas, o trabalho foi planificado pelos intervenientes (alunos, professores e assistentes operacionais), tendo em conta as regras previstas no Regulamento.Fez-se também a divulgação desta atividade junto das famílias, ao pedir-se os materiais com um propósito sustentável, contribuindo assim para uma disseminação da consciência ambiental que este desafio preconiza.
Os materiais principais que se utilizaram foram as embalagens da Compal. Como materiais complementares, recorreu-se a fio de cordel, restos de fitas de Natal, cápsulas de café, restos de tiras de papel multicolorido e restos de feltro. Todos os materiais foram trazidos de casa pelos alunos.
Foi lançado o desafio aos alunos mais velhos (4.º ano) para a estrutura da base. A parte triangular chegou então à escola já pronta a utilizar, construída com caixas de madeira da fruta, fruto de um trabalho colaborativo entre alguns encarregados de educação.
Na escola, o método de trabalho principal foi o trabalho por grupos. As técnicas utilizadas foram o recorte, a dobragem, a colagem, o espalmamento e a pintura.
A árvore de Natal Amarela foi elaborada praticamente toda pelos alunos. Pintaram a estrutura de amarelo e castanho, com tintas existentes na escola; organizaram as embalagens da Compal em grupos, por tamanhos, espalmaram-nas, abriram-nas e higienizaram-nas.
Fizeram a pesquisa de moldes para elaborar os adereços nas embalagens Compal, chamando-se nesta altura a atenção para o símbolo da Tetra Pak Compal “protege o que é bom” e explorando-se a relação entre este slogan e a preservação ambiental.
Os alunos recortaram tiras com as embalagens espalmadas, e, com a ajuda das assistentes operacionais, elaboraram bolas 3D. Também construíram anjos, sinos e estrelas com as embalagens Compal, utilizando-se por vezes o interior prateado dos pacotes. Alguns enfeites foram contornados com colagens de restos de fitas brilhantes. Espalmaram cápsulas de café para serem utilizadas como bolas. As crianças recortaram, entrelaçaram e colaram também tiras de papel colorido, para formar as fitas com que foi ornamentada a árvore, nos dois lados verticais da estrutura triangular.
A estrela da árvore foi elaborada pelas assistentes operacionais.
Todo o processo de colagem dos elementos decorativos na estrutura, foi realizado pelas docentes com a colaboração oral dos alunos, que decidiram os lugares onde iriam ser colados os enfeites. As nossas crianças (1.º ciclo) ainda não utilizam cola quente, por razões de segurança.
Numa última fase, foi realizada com os alunos uma reflexão conjunta da atividade, explorando entre outros pontos, a importância da reutilização de materiais, o trabalho em equipa, a criatividade demonstrada na elaboração dos enfeites e a apreciação do produto final.
A Árvore de Natal Amarela foi colocada no hall de entrada da escola, um sítio por onde transitam todos os elementos da comunidade educativa, incluindo encarregados de educação e visitantes, alargando-se assim o grau de visibilidade e divulgação do nosso bonito trabalho.









