Trabalhos 2025/26
Escola EB 2,3 de Taveiro (Coimbra)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
A Árvore de “Natal Amarelo” a concurso foi construída predominantemente com embalagens da Tetra Pak da marca Compal.Inicialmente foi apresentado o Desafio “Vamos construir a nossa Árvore de Natal Amarelo!” que deu origem a diversas ideias/esboços iniciais elaborados pelos alunos. Trata-se de um trabalho coletivo, que envolveu entusiasticamente os alunos do 3º ciclo, mas também a comunidade educativa foi fundamental, na recolha, angariação e lavagem das embalagens vazias.
Após a realização dos esboços foram feitas as reformulações necessárias ao projeto inicial.
Para a estrutura da árvore, foi reutilizada uma pirâmide com base quadrangular em ferro, já existente na escola; foi necessário desenhar e recortar as 4 faces em cartão de embalagens, pintando-as de cor amarela.
Selecionou-se a forma da folha, com moldes de diferentes dimensões, como elemento decorativo.
Foram recortados os motivos desenhados nas embalagens e organizados por diferentes tamanhos e coladas as folhas nas 4 faces, criando o efeito estético pretendido.
As faces da árvore pretendem sensibilizar para a preservação dos ecossistemas, especialmente a que representa o símbolo (Ardea purpurea) da Reserva Natural do Paúl de Arzila, situada na freguesia da nossa escola.
A fixação das faces ao ferro da estrutura exigiu a aplicação de abraçadeiras de plástico, considerado um ponto fraco no projeto, apesar do seu destino final ser o ecoponto amarelo.
Os alunos colaboram ativamente na montagem e decoração, trabalhando a criatividade e autonomia no trabalho manual.
A árvore de “Natal amarelo” encontra-se ainda exposta no átrio de entrada da nossa escola.
Os alunos e a comunidade avaliaram o trabalho final como bastante positivo e impactante.









