Trabalhos 2025/26

Escola Básica José Pinheiro Gonçalves (Monção)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Processo de construção da Árvore de Natal:

Construção 1
construção 2

Símbolos Tetra Pak e Compal:

localização inicial.

Árvore de Natal no espaço escola:

localização final.

Trabalho Final:

1000054830.jpg

Memória descritiva:

A nossa árvore de Natal não amarela
Após um intervalo da manhã, no início do mês de novembro, e na sequência de alguém ter colocado a embalagem do leite escolar no contentor do lixo indiferenciado, os alunos iniciaram uma conversa sobre o local correto para a deposição dessas embalagens. Apesar de, em anos anteriores, já terem sido desenvolvidas várias iniciativas neste âmbito, a conversa generalizou-se e levou à reflexão sobre a economia circular, bem como sobre a correta separação das embalagens relativamente a outros materiais (plástico, metal, vidro, entre outros), até se chegar a um propósito comum: “O que podemos fazer para aproveitar as embalagens que utilizamos em casa e na escola?”
Perante esta reflexão, a professora lançou o desafio da “Árvore de Natal Amarela” da Compal, incentivando a reutilização das embalagens na elaboração de enfeites de Natal, tais como estrelas, anjos, grinaldas e até mesmo uma árvore de Natal diferente.
Desafio lançado, desafio aceite.
Com o apoio da professora, foi então discutido e delineado um plano para a realização da atividade:
Plano
- Recolha de embalagens tetrapack (colaboração dos pais na recolha, higienização-os alunos “ensinaram” os pais a preparar corretamente as embalagens) e abertura dos pacotes grandes e pequenos da Compal, etc.);
- discussão de diferentes propostas de montagem da árvore de Natal (visualização de imagens, vídeos, etc.);
- rolhas das embalagens;
- base de madeira com um metal na vertical (já usado noutros projetos);
- material necessário (cola, tesoura, régua, cola quente);
- divisão do trabalho pelas diferentes turmas;
- balões utilizados para o Dia da Deficiência;
- montagem da árvore, apelando à criatividade de cada um;
- tomada de decisão quanto à montagem da árvore : virar os pacotes do lado da parte prateada e dobrar as pontas, de modo a dar forma curva;
- escolha do local ideal para a exposição da árvore com a ajuda dos funcionários e professores.
O plano sofreu várias alterações ao longo dos dias no que diz respeito à sua construção. Uma das propostas consistia na reutilização dos balões da atividade do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, sugerida por elementos da Equipa de Educação Especial do Agrupamento, com o objetivo de sensibilizar e informar a comunidade educativa para esta temática.
Deste modo, foram colocados vários balões coloridos nos portões da escola, um por cada aluno. Após três dias, os balões, já murchos, foram retirados e guardados com a intenção de serem reutilizados como “bolas” da árvore de Natal. No entanto, durante a execução da atividade, verificou-se que estes iriam cobrir grande parte da árvore, pelo que se optou por não avançar com essa opção.
É de notar que as tampas de todas as embalagens foram recolhidas e entregues para um projeto de recolha de tampas de plástico.
Os materiais que restaram, serviram para criar outros enfeites de Natal pela escola (árvores, estrelas, sinos, entre outros).
Depois de concluído o trabalho, quisemos refletir sobre o que ficou em nós de significativo sobre esta experiência.
Eis algumas ideias:
Ótimo exemplo de recurso pedagógico para os alunos, ajudou a explicar a separação de resíduos, importância da reciclagem e possibilidades de reutilização de uma forma prática e visual para uma fácil e eficaz compreensão.
Serviu de estímulo à criatividade de todos os envolvidos no planeamento e construção da árvore de Natal.
Oportunidade de trabalho colaborativo entre toda a comunidade escolar e também familiar, fortalecendo o sentido de participação conjunta em projetos ambientais.
Comentários de alunos:
“Foi bom decidir o que iríamos fazer em conjunto.”
“Gostei muito de trabalhar com os professores, funcionárias e pais.”
“Foi difícil recortar os pacotes de cartão.”
“Foi divertido tentar várias formas de montar a árvore!”
“A nossa árvore ficou muito original.”

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small