Trabalhos 2025/26
Escola EB 2,3/S Padre António Morais de Fonseca (Murtosa)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Desafio – Natal AmareloEscola Padre António Morais da Fonseca - 2025
- O projeto foi desenvolvido no Clube Eco-Escolas.
- Através do projeto Eco-Escolas e, em particular no clube, tem sido constante a sensibilização da comunidade educativa para a importância da reciclagem, reutilização de materiais e separação correta dos resíduos. São promovidas diversas atividades em todas as turmas: campanhas diversas, divulgação do Eco-Código, visualização de vídeos, debates, elaboração de cartazes, etc. São ainda feitas, com alguma regularidade, palestras e atividades criativas de reutilização de materiais.
- É feita na escola, desde há cerca de 3 anos, a recolha e armazenamento de embalagens Tetrapack da Compal, no espaço do Clube Eco-Escolas. Neste ano letivo, foi feita uma recolha extra para este projeto, através de colocação de sacos próprios para o efeito, no Bar dos Alunos e na Sala de Professores.
– No Clube, foram analisados diversos exemplos visuais de Árvores de Natal recicladas. Dada a quantidade de embalagens armazenadas, foi decidido construir a árvore, usando os pacotes como blocos de construção.
- A árvore foi construída sobre uma base de madeira, pintada de amarelo, na qual foram coladas, com cola quente, sucessivas camadas de embalagens.
- O interior da árvore foi preenchido com papel, oriundo de manuais antigos e também algumas Embalagens Compal, pintadas de amarelo, reaproveitadas de um projeto anterior. As diferentes camadas foram separadas por rodelas de cartão, reutilizado de caixas, pintadas de amarelo.
- Os “fundos das embalagens” foram forrados com quadrados feitos com Embalagens Compal, pintadas de amarelo, reaproveitadas de um projeto anterior.
- A execução da árvore contou com a participação dos alunos do Clube, de duas das professoras do Clube e ainda das duas funcionárias do Bloco onde funciona o Clube, que prestaram todo o tipo de apoio.
- A estrela no topo foi também feita com embalagens de Compal.
- No final, a nossa árvore foi colocada no átrio de entrada da escola, junto do espaço do Eco-Escolas e enfeitada com luzes, onde permaneceu até ao Dia de Reis.









