Trabalhos 2025/26
Escola Básica Vale Aveiras (Azambuja)
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Em conversa com a turma foi lançado o desafio da construção da “árvore amarela”, em que foram exploradas questões sobre a proteção do ambiente, a reciclagem e a reutilização de materiais, articulando-se com as disciplinas de Estudo do Meio e de Expressões Artísticas, na vertente de Expressão Plástica.Os encarregados de educação colaboraram na atividade disponibilizando embalagens da Tetra Pak usadas, que posteriormente foram limpas e preparadas, pelos alunos e professores.
Surgiram algumas ideias e, em consenso, decidiu-se o trabalho a realizar, assim como o material que ia ser usado, para além das embalagens: cartão, tampas, fitas, tintas, cola líquida e cola quente.
Em coadjuvação com a professora do 2º ciclo de EVT e a professora titular da turma foi realizada a maquete da árvore em que cada aluno construiu o seu próprio protótipo em escala reduzida. A árvore final foi desenhada em cartão, tendo como dimensão cerca de 1 metro de altura e 60 centímetros de diâmetro na sua base.
De seguida, os alunos, procederam à pintura da árvore com tinta guache amarela e de uma caixa com tinta guache castanha, para a base.
Para os enfeites da árvore foram reutilizadas as embalagens da Tetra Pak, recortadas e coladas em forma de cone e de estrelas. Sendo estas tarefas também realizadas pelos alunos com a colaboração dos professores. Também foram usadas as tampas para enfeite da árvore.
No final, a árvore foi exposta num espaço comum da escola, junto ao painel da Eco Escolas, com o objetivo de sensibilizar os restantes alunos para a importância do reaproveitamento de materiais que contribui para a sustentabilidade ambiental.









