Trabalhos 2025/26
Escola Sec. Dr. Ângelo Augusto da Silva (Funchal)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
O desafio “Natal Amarelo!” foi lançado à comunidade escolar na primeira reunião do Conselho Eco-Escolas e apresentado aos presentes pelos alunos da Brigada Verde. Estes salientaram a importância da reciclagem e da reutilização criativa de materiais, em particular das embalagens Tetra Pak. Incentivaram igualmente a sua recolha e entrega numa caixa preparada para o efeito, explicitando que as embalagens deveriam ser entregues vazias e lavadas, de forma a facilitar o processo e evitar maus odores. Nessa reunião, os alunos partilharam ideias e sugestões para a construção da árvore de Natal, ficando os representantes dos alunos no Conselho Eco-Escolas responsáveis por transmitir a informação às respetivas turmas e incentivar a participação na recolha.Após a reunião, a caixa de recolha, devidamente identificada com o cartaz da iniciativa, foi colocada num local de destaque, para que toda a comunidade escolar pudesse participar.
Posteriormente, uma aluna aceitou o desafio de elaborar vários desenhos com hipóteses de construção da árvore, que serviriam de inspiração. Após a elaboração dos desenhos, foi discutida a melhor forma de a concretizar, tendo sugerido a reutilização de uma embalagem de plástico grande para criar a base e o cone da árvore.
À medida que as embalagens foram sendo recolhidas, alguns alunos orientados pelos seus professores, desempenharam diferentes tarefas, em pequenos grupos.
Uns verificaram se as embalagens estavam limpas e secas e procederam ao seu corte, como se fossem “folhas” de papel. Outros desenharam, triângulos de vários tamanhos nessas “folhas”, enquanto outros alunos se encarregaram de os recortar.
Os triângulos foram cuidadosamente colados sobre a estrutura de plástico, com a face colorida voltada para o exterior, de modo a evidenciar os tons amarelos naturalmente existentes nas embalagens da Compal, de modo evitar o uso de tintas (poupando recursos naturais e evitando poluir). Foram ainda cortadas pequenas tiras das embalagens para formar um fio, utilizado para pendurar e reutilizar enfeites feitos anteriormente pelos alunos em pasta de modelar, selecionando-se apenas os de cor amarela. Intencionalmente, em destaque, no topo da árvore e a rodear a estrela, colocaram-se vários triângulos com o símbolo da Tetra Pak existentes na base das embalagens da marca Compal, salientando a importância da reutilização e reciclagem deste tipo de embalagem, bem como o seu contributo para a sustentabilidade ambiental.
A árvore foi posteriormente colocada num local de destaque da nossa escola, no corredor de entrada, próximo do local onde se encontrava a caixa de recolha, para evidenciar o poder transformador do trabalho em equipa em prol da sustentabilidade e da proteção do ambiente.

-2933954_x500.jpg)







