Trabalhos 2025/26

Escola Básica e Secundária Dra. Judite Andrade (Sardoal)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

Execução das raízes da árvore amarela.
Criação de folhas, estrelas e árvores, a partir das embalagens Tetra Pak da Compal.
Construção dos ramos e tronco, com canudos em fim de vida, jornais, revistas, fita adesiva e arame.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Árvore amarela com os símbolos da marca Compal e Tetra Pak.

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvore Amarela 2025

Trabalho Final:

Equipa Eco-Escola com o trabalho final, sendo visíveis as imagens da Compal e Tetra Pak.

Memória descritiva:

De novo, neste ano letivo, optámos por envolver toda a comunidade educativa, depois de termos tomado conhecimento deste projeto na página oficial do Programa Eco-Escolas e na publicitação da atividade, por e-mail, pelos responsáveis do referido Programa.
Assim, começámos por elaborar um cartaz de divulgação, para recolha de embalagens Tetra Pak da marca Compal, que foi colocado no ecoponto amarelo, no hall de entrada da escola. No dia do Magusto Escolar, que contou com a presença de todos os alunos, docentes e assistentes operacionais do Agrupamento, bem como da Universidade Sénior de Sardoal, um grupo de alunos do Conselho Eco-Escola recolheu uma grande quantidade de embalagens Tetra Pak, da Compal, além das que previamente já tinham sido coletadas. Seguidamente, procedeu-se à respetiva limpeza, abertura, secagem e contagem (mais de quatrocentas).
Em aulas de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito dos domínios: Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental e Direitos Humanos, os alunos do décimo primeiro ano, em articulação com os membros do Conselho-Escola, após pesquisa, discutiram o modelo, tamanho, formato e estilo da árvore a executar, bem como os moldes e as mensagens alusivas aos direitos humanos utilizadas na decoração, com diferentes formatos (estrelas, pinheiros e folhas).
Após esboço, os grupos de trabalho, começaram por dar enfoque às raízes. Sabemos, da Botânica, que as raízes são essenciais para sustentar a planta e absorver água e sais minerais do solo. Deste modo, a nossa árvore, bem enraizada, é sinal de conexão profunda com o meio ambiente, de sustentabilidade, simbolizando as bases profundas e invisíveis que sustentam a vida visível, as flores, os frutos e as folhas, as quais, na nossa árvore, exibiam os direitos humanos. Esta ligação profunda das raízes ao meio ambiente remete-nos para a árvore como símbolo da vida. Deste modo, as raízes moldadas com arame e papel reutilizado, pintado com spray amarelo, representa a ligação profunda da vida ao cerne da Terra. O tronco, construído com recurso a uma pequena rede e elevado, com recurso a canudos de papel higiénico e rolos de cozinha bem conectados entre si até aos ramos, nos quais emergem folhas, que simbolizam força, estabilidade e conexão, local onde os direitos humanos, sob a forma de ideais se erguem, inscritos em frases curtas.
Apesar de todo o simbolismo que envolve a nossa árvore amarela, o espírito natalício nunca foi esquecido, uma tradição festiva da árvore de Natal, que nos foi legada pelos nossos pais e avós e preservada em todas as gerações.
E foi na conjunção do espírito natalício e dos valores dos Direitos Humanos que os alunos do décimo primeiro ano, em articulação com o Conselho Eco-Escola, colaboraram ativamente na montagem, decorando com criatividade e autonomia toda a árvore de natal amarela. Foi, ainda, construído um presépio constituído pela Sagrada Família (Maria, José e Jesus) acompanhada dos Reis Magos, com as respetivas oferendas, e ladeada de uma ovelha e de um burro, utilizando-se embalagens da Compal, papel de revista, cola de madeira, palha, musgo e um pequeno pedaço de corte de sobreiro.
Assim, a árvore juntamente com o presépio, foram expostos num local visível durante o período das atividades da “Vila Natal no AES”, tendo a escola proporcionado a toda a comunidade educativa, várias atividades, exposições e visitas durante a semana que antecedeu o Natal. Todo o espaço envolvente foi embelezado com decorações natalícias (estrelas e árvores de diferentes tamanhos).
Após a exposição, os alunos participantes avaliaram a atividade, realizando uma reflexão sobre a importância da reutilização, da criação de obras de arte e do trabalho colaborativo e de equipa, apresentando, ainda, sugestões para futuras atividades “hands on”, que promovam a sustentabilidade e a criatividade.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small