Trabalhos 2025/26
Escola Secundária de Pinhal do Rei (Marinha Grande)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
No âmbito das atividades do Programa Eco-Escolas, foi desenvolvido o presente projeto de construção de uma Árvore de Natal com recurso a materiais recicláveis, privilegiando a reutilização de embalagens Tetra Pak, com o objetivo de promover a educação ambiental e práticas sustentáveis junto da comunidade educativa.A árvore será construída a partir de embalagens Tetra Pak usadas, recolhidas pela comunidade escolar e devidamente lavadas e secas. As embalagens serão abertas, cortadas e moldadas, formando elementos modulares que, quando organizados de forma progressiva, conferem o aspeto característico de uma árvore de Natal.
A estrutura de suporte será realizada com materiais reutilizados, como cartão resistente ou madeira reaproveitada, assegurando a estabilidade e segurança da peça. A montagem será efetuada com recurso a materiais de fixação simples e sustentáveis, como cola ecológica, fio reutilizado ou fita de papel.
A decoração da árvore seguirá os princípios da redução, reutilização e reciclagem, utilizando exclusivamente materiais reaproveitados, tais como tampas de plástico, papel usado, restos de tecidos, rolhas de cortiça e outros resíduos limpos e seguros. Sempre que necessário, poderão ser utilizadas tintas à base de água, respeitando critérios ambientais.
Para assegurar a estabilidade da estrutura, será utilizado um suporte base produzido com cartão reciclado reforçado ou madeira reaproveitada. A fixação dos elementos será realizada com cola ecológica, fita de papel ou outros materiais não poluentes, sempre que possível.
A decoração da árvore será igualmente elaborada com materiais reciclados, tais como tampas de plástico, papel reutilizado, restos de tecidos, rolhas de cortiça e fios metálicos reaproveitados. Poderão ser acrescentados apontamentos decorativos com tintas à base de água ou papel colorido reciclado, respeitando critérios de sustentabilidade.









