Trabalhos 2025/26
Escola Básica e Secundária de Vilela (Paredes)
Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
Esta atividade, promovida pela Compal e pela Tetra Pak, visa sensibilizar a ação dos jovens para a importância da reciclagem, da proteção do ambiente e da economia circular.As exigências para a elaboração deste trabalho foram as seguintes:
• Dar a conhecer a importância do significado do símbolos nas embalagens Tetra Pak (protege o que é bom).
• Sensibilizar para a necessidade de colocar as embalagens Tetra Pak (Protege o que é bom)
no Ecoponto Amarelo.
• Podiam ser utilizados materiais complementares como colas, tintas, cordéis, arame ou
outros (preferencialmente reutilizados).
• Deviam aparecer em destaque a utilização de embalagens da Tetra Pak da marca Compal.
• Os trabalhos deviam ser predominantemente de cor amarela.
Metodologia e intervenientes
A equipa restrita Eco-escolas lançou o desafio que foi aceite pelos professores de Matemática, Ciências Naturais, Educação Visual e DAC do 2º ciclo, para lançarem o mote às suas turmas do segundo ciclo.
Os alunos, das turmas envolvidas começaram por recolher, na escola e em casa, embalagens de Compal, seguiu-se o corte, lavagem e secagem das mesmas. Depois foram recortados os símbolos, da marca Compal e Tetra Pak – “Protege o que é bom”. Reutilizou-se cartão canelado na arrecadação dos materiais de Educação Visual, para se elaborar a base da árvore de suporte, desenhou-se e recortou-se a base da árvore e de seguida, com tintas a água, os alunos pintaram de amarelo a árvore para colocarem os enfeites que foram construindo. Com as embalagens de Compal e recorrendo a diferentes materiais reciclados e reutilizáveis, começaram a elaborar e conceber os seus enfeites de Natal para adornar a árvore amarela, predominando o amarelo e adornados com os símbolos da marca parceira do projeto elencados no regulamento. Em casa, em sala de aula e tempos livres, os alunos planeavam e executavam, com motivação e criatividade a árvore e todos os respetivos adereços natalícios personalizados. Deste modo os trabalhos foram realizados individualmente, em grupo, ou contou com a colaboração dos docentes envolvidos e encarregados de educação. No final, todos foram expostos na árvore que se montou no átrio de acesso à biblioteca e secretaria, local de destaque e visibilidade de toda a comunidade escolar.
Materiais utilizados
● Embalagens Tetra Pak da marca Compal grandes e pequenas e outras embalagens predominantemente da cor amarela;
● Cartão canelado para a construção da árvore.
● Tintas de água, de cor amarela e outras;
● Tecido amarelo;
● Fitas de diversas cores;
● Botões;
● Papéis/Cartolinas coloridas reutilizadas, predominantemente amarela;
● Eva e felpro de várias cores em especial amarelo;
● Rolhas de cortiça usadas;
● Tampinhas de plástico e de metal da Compal;
● Espátulas de pau;
● Enfeites de natal reutilizados;
● Tinta spray amarela;
● Cola;
● Lápis, cola, esferográfica, régua, borracha e tesouras.
Processo de Construção do Trabalho:
● Em primeiro lugar recolheram-se as embalagens Tetra Pak e da Marca Compal para serem devidamente preparadas (abertas, lavadas, desinfetadas e secas);
● De seguida foi desenhada e pintada de amarelo a árvore base em suporte de cartão canelado. Após montagem da árvore, os alunos foram adornando a mesma com os enfeites construídos recorrendo às embalagens de Compal e outros materiais.
Considerações finais do trabalho
Os alunos demonstraram, uma vez mais, motivação, empenho e interesse pelo desafio proposto e realização do trabalho, cooperando com os colegas, professores, mas também com os pais, ajudando, assim, a reforçar os laços familiares e o espírito do advento aliado a uma boa causa, a redução dos resíduos, e reutilização de embalagens e outros materiais para construírem uma árvore de Natal e adereços natalícios com criatividade e originalidade. Sendo o objetivo principal deste trabalho, não poderíamos ter deixado de refletir em Cidadania e Desenvolvimento e DAC, a redução da pegada ecológica, a aplicação da regra dos 3R’s, ou seja, Reduzir, Reutilizar e Reciclar e a contradição da época mais consumista e produtora de resíduos do ano. Neste sentido, a escola ficou engalanada para o Natal, com materiais reutilizados, evitando a compra de novos e o desperdício. Sensibilizou-se os alunos e comunidade educativa para a redução e produção de mais resíduos, os alunos usaram a sua criatividade e aproveitaram materiais cujo destino seria o contentor do lixo.









