Trabalhos 2025/26

Colégio Bissaya Barreto (Coimbra)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Processo de construção da Árvore de Natal:

Os alunos espalmaram, limparam e cortaram as embalagens da Compal, separando as tampas.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Símbolos da Compal visíveis em toda a árvore de Natal e os símbolos da Tetra Pack visíveis no suporte do comboio em torno da árvore de Natal.

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvore de Natal no espaço da Escola ao fim do dia.

Trabalho Final:

Fotografia Final.

Memória descritiva:

As embalagens da Compal foram solicitadas a todos os Encarregados de Educação do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Após a recolha, os alunos procederam à sua limpeza. Seguidamente, foram cortados os fundos e os topos das embalagens, de modo a possibilitar a sua utilização como pendentes. As embalagens foram depois abertas ao meio e as respetivas tampas removidas. Em algumas situações, procedeu-se igualmente à remoção dos rótulos da Compal.
O professor de Artes Visuais deslocou-se à floresta do Colégio com os alunos, onde foram recolhidas canas. Já em sala de aula, as canas foram cortadas e, com o apoio de arames, foi construída a estrutura da árvore de Natal. Posteriormente, foi discutida, em conjunto com os alunos, a melhor forma de revestir a estrutura, tendo em conta as embalagens recolhidas. Após a contagem e verificação de que seria possível forrar integralmente a árvore com as embalagens disponíveis, os alunos iniciaram o processo de colagem, colocando a face prateada voltada para o exterior. Este trabalho foi realizado com o apoio de cola quente e sob a supervisão das auxiliares do Colégio.
Concluída a colagem, as embalagens foram pintadas com spray amarelo. Paralelamente, foi construída uma estrutura representativa dos carris de um comboio, também com recurso a embalagens da Compal, à qual foram posteriormente colados LED’s brancos, de forma a realçar o efeito visual. Em torno da árvore de Natal, foram ainda colocadas lâmpadas coloridas, permitindo a sua visualização ao final do dia pelos Encarregados de Educação.
Analisando os materiais remanescentes das embalagens da Compal (tampas, fundos e topos), os alunos identificaram novas possibilidades de reutilização: as tampas foram consideradas adequadas para a representação de bolas de Natal, enquanto os restantes elementos poderiam ser sobrepostos, colados e pintados de amarelo, dando origem estrelas de Natal. Neste contexto, foi solicitado a todos os professores das turmas do 1.º CEB que desenvolvessem, com as respetivas turmas, pendentes para adornar a árvore de Natal.
Cada turma construiu um pendente diferente, recorrendo exclusivamente a materiais reciclados. As dez turmas do 1.º CEB realizaram os seguintes pendentes: estrelas de papel, estrelas com embalagens da Compal, comboio, sininhos, anjos de papel, árvores de Natal, flocos de neve, velas, soldadinhos de chumbo e casas de madeira.
Para a execução destes trabalhos, foram utilizados diversos materiais, nomeadamente:
– Estrelas de papel: cola quente, palhinhas de papel e linha;
– Estrelas da embalagem Compal: embalagens da Compal, cola quente e tinta acrílica amarela;
– Comboio: cola quente, linha, tampas variadas, rolos de papel de cozinha e de papel higiénico e marcadores;
– Sininhos: cola quente, linha, cápsulas de café e missangas;
– Anjos de papel: cola quente, linha, esferovite, arames coloridos e revistas;
– Árvores de Natal: cola quente, linha, marcadores e pauzinhos de gelado;
– Flocos de neve: cola quente, marcadores, fitas coloridas e cartão;
– Velas: cola quente, rolos de papel de cozinha e de papel higiénico, marcadores, fitas coloridas e cartão;
– Soldadinhos de chumbo: cola quente, linha, rolhas de cortiça e marcadores;
– Casas de madeira: cola quente, marcadores, pauzinhos de gelado e fitas coloridas.
Os rótulos das embalagens da Compal foram colocados em destaque nos espaços disponíveis entre os pendentes. A estrela da árvore de Natal foi construída na fase final do projeto, utilizando um pedaço de esferovite disponível e pintando-o com spray dourado. O seu contorno foi adornado com arame amarelo e cada aluno de uma turma desenhou imagens alusivas ao Natal nas embalagens da Compal, que foram posteriormente recortadas e coladas no esferovite. Por fim, a estrela foi colocada no topo da árvore de Natal, com o apoio de arames.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small