Trabalhos 2025/26

Escola Básica António Dias Simões (Ovar)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

Construção dos cartazes para recolha seletiva das embalagens Tetrapak
Lavagem das embalagens Tetrapak
Elementos decorativos para a árvore

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Símbolos Compal e Tetrapak

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvores da Natal no espaço escolar

Trabalho Final:

Trabalho final

Memória descritiva:

METOLODOGIA PASSO A PASSO
Fase 1
- Iniciou-se o projeto com a explicação da importância da separação correta dos resíduos e do reaproveitamento a nível criativo. Propusemos aos alunos a participação no desafio: “Vamos construir a nossa Árvore de Natal Amarela!”. A adesão foi imediata e com vontade de fazer diferente.
Chegaram à conclusão que era necessário pesquisar exemplos visuais de árvores de Natal recicladas (fotografias, vídeos, etc.). Elaboraram diversos desenhos de projetos em trabalho de pares. Como surgiram diversas ideias diferentes, houve necessidade de proceder a uma votação. Foi escolhida por maioria a proposta de fazer a árvore usando como estrutura base um escadote da escola.
Os alunos participaram e envolveram-se ativamente na discussão, partilha de ideias e sugestões para a construção do projeto da árvore, procurando as soluções mais criativas e sustentáveis.
Fase 2
Foram criados vários cartazes para promover a recolha seletiva de embalagens Tetrapak, escolhendo um slogan “Bora lá reciclar”.
Os alunos organizaram a recolha de embalagens Tetra Pak usadas da marca Compal, definiram prazos e vários pontos de recolha na escola (um ponto por cada Pavilhão, um na sala dos professores, outro no bar, outro no bar da escola Sede e outro na escola E. B. da Habitovar). Toda a comunidade educativa da escola foi envolvida, bem como outras comunidades educativas do Agrupamento de Escolas de Ovar. Os alunos foram responsáveis pela recolha, abertura correta, limpeza e contagem das embalagens sob a orientação dos docentes do clube.
Fase 3
Os alunos discutiram o tamanho, formato e estilo da árvore (altura, cor, decoração) em função do material recolhido e com possibilidade de reutilização. Elaboraram um esboço ou desenho da árvore em grupo e definiram funções: quem corta, quem cola, quem decora e quem monta a estrutura. Selecionaram outros materiais recicláveis a usar (cartão, tecidos reutilizados, cortinas, capas da chuva, trapilho, lãs, etc.).Solicitou-se o envolvimento dos professores de Português de todas as turmas da Escola (23 turmas) para escrever uma palavra começada pela inicial da letra turma, com mote: “ O Natal é Amarelo e …..” ( Ex. 6º A _ Azevinho). Estas palavras foram aplicadas em várias estrelas que serviram de fundo para a árvore, fazendo lembrar as estrelas que brilham no céu. O fundo ao trabalho era constituído por toalhas verdes reutilizadas formando uma floresta.
A atividade foi desenvolvida em pequenos grupos e desenvolvem competências de organização e tomada de decisão em cada momento da construção da árvore.
Fase 4
Procederam à montagem da estrutura base (escada aberta forma de prisma retangular), de frente forma um triângulo. Cortaram ou dobraram as embalagens para criar módulos, estrelas e estruturas decorativas. Os alunos colaboram ativamente na montagem e decoração, trabalhando a criatividade e autonomia no trabalho manual.
Fase 5
A Árvore foi exposta num local visível da escola ( junto ao PBX e sala de professores);
Foram tiradas fotografias com boa qualidade e nítidas, para posterior divulgação e submissão do trabalho na plataforma Eco-Escolas e nas redes sociais do Agrupamento;
Os alunos irão apresentar o projeto e explicar a sua importância tornando-se “embaixadores da sustentabilidade” dentro da comunidade escolar na próxima reunião do conselho ecoescolas.
Fase 6
Foi feita uma autoavalição dos trabalhos.Os alunos verificaram que é fundamental separar/ reutilizar/espalmar de forma a ocupar menos espaço do Ecoponto Amarelo, reduzindo assim a pegada carbónica.
Os alunos sentiram motivação e entusiasmo ao participar neste concurso. Tiveram oportunidade de aprender a trabalhar em pequenos grupos, dividir tarefas, escolher as opções mais sustentáveis e criativas. Também foi uma oportunidade para desenvolver a autonomia e a resiliência uma vez que este projeto ocupou um semestre inteiro.
Os alunos irão apresentar este projeto na próxima reunião do conselho Eco escolas de forma a incentivar a recolha seletiva deste tipo de embalagens.
No final do trabalho foi feito um balanço final do processo e do produto final em pequenos grupos de discussão. Cada grupo apresentou a sua reflexão, considerando que conseguiram produzir de forma criativa vários elementos para a decoração da árvore apenas com resíduos e tiveram oportunidade de desenvolver o espírito de grupo, a autonomia e a criatividade.
Foram utilizadas cerca de 80 embalagens grandes e cerca de 70 das pequenas.
Os alunos sempre participaram na reflexão ao longo de todo o trabalho desenvolvido, fazendo as escolhas de forma democrática, desenvolvendo igualmente o espírito crítico, a capacidade de trabalhar em equipa e tomada de decisões fundamentais ao desenvolvimento do projeto.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small