Trabalhos 2025/26

Jardim de Infância das Fontaínhas (Santo Tirso)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Processo de construção da Árvore de Natal:

Escolha da estrutura da árvore.
Preparar embalagens, desenho de efeites possíveis e recorte.
Organização dos efeites e distribuição pela árvore.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Recortar e preparação dos efeites com as embalagens recolhidas.

Árvore de Natal no espaço escola:

Árvore no exterior em frente da entrada da escola.

Trabalho Final:

Trabalho final no local.

Memória descritiva:

Árvore Amarela do JIF
A construção da árvore de Natal amarela foi um projeto colaborativo desenvolvido pelos alunos da nossa escola, com o objetivo de promover a consciência ambiental e a reutilização de materiais recicláveis, ao mesmo tempo que criávamos uma decoração natalina única e original.
1. Recolha das Embalagens:
Começamos com a inscrição no concurso e recolha das embalagens de Compal. Cada aluno trouxe de casa embalagens vazias de sumo, que foram cuidadosamente selecionadas e armazenadas. Através de diálogos e discussões, os alunos aprenderam sobre a importância da reciclagem e como as embalagens, quando reaproveitadas, podem ganhar uma nova vida em projetos criativos como este.
2. Escolha da Estrutura:
O primeiro passo foi decidir a estrutura da árvore. Optou-se por uma estrutura triangular, representando a forma clássica de uma árvore de Natal. Para isso, utilizámos paletes de madeira, que foram escolhidas pela sua resistência e sustentabilidade. A construção da estrutura triangular foi realizada de forma a garantir estabilidade e segurança, com a colaboração dos alunos e a orientação dos professores.
3. Cobertura da Estrutura:
A estrutura de paletes foi então coberta com plástico amarelo, material reaproveitado de outros projetos escolares. O uso do plástico pintado de amarelo foi uma escolha que simboliza a cor do Natal e transmite a ideia de calor, luz e alegria típicas desta época do ano. A reutilização deste material foi uma oportunidade para sensibilizar os alunos para a prática da economia circular e a importância de dar um novo uso aos materiais que, de outra forma, poderiam ser descartados.
4. Desenho dos Moldes da Árvore:
Antes de proceder à montagem das embalagens, os alunos participaram na criação dos moldes para as diferentes partes da árvore. Foram desenhadas formas variadas, incluindo triângulos, círculos e sinos, para dar mais dinamismo e criatividade à composição final. A elaboração dos moldes foi um momento importante para estimular a criatividade dos alunos, que puderam participar ativamente no processo de design da árvore.
5. Preparação das Embalagens e Recorte:
Com os moldes definidos, as embalagens de Compal foram preparadas. Cada embalagem foi cortada em diferentes formas e tamanhos, de acordo com os desenhos previamente definidos e seguindo novas ideias que foram surgindo com as sobras. Esta tarefa exigiu paciência e precisão por parte dos alunos, que, ao mesmo tempo, aprenderam a importância do trabalho manual e da atenção ao detalhe.
6. Distribuição dos Enfeites:
Após a preparação das embalagens, começou a fase de decoração da árvore. Os alunos distribuíram as embalagens recortadas pela estrutura de forma cuidadosa e criativa, criando padrões e formas interessantes.
7. Exposição da Árvore:
Por fim, a árvore de Natal foi exposta no exterior da escola, junto da entrada, para que todos os alunos, professores e visitantes pudessem admirar o trabalho coletivo. A árvore tornou-se não apenas um elemento decorativo, mas também um símbolo do compromisso da nossa escola com a sustentabilidade e o meio ambiente. Ao mesmo tempo, a ação de expô-la ao público incentivou a partilha de ideias sobre a importância da reciclagem e da reutilização de materiais.
Conclusão:
Este projeto não foi apenas uma oportunidade para criar uma árvore de Natal diferente e ecológica, mas também uma forma de envolver toda a comunidade escolar em uma ação de sensibilização para as questões ambientais. A construção da árvore de Natal amarela com embalagens de Compal foi um exemplo concreto de como podemos, através de pequenas ações, contribuir para um mundo mais sustentável.

INICIATIVA

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COORDENAÇÃO
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