Trabalhos 2025/26

Escola da Agrela e Vale do Leça (Santo Tirso)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

Esboço da árvore que serviu de modelo e início da preparação das embalagens. Os alunos da foto foram os autores do esboço e da ideia selecionada.
Os alunos separaram as embalagens, higienizaram-nas e começaram a fazer o enfiamento em fio do norte com recurso a uma agulha feita com arame.
Os fios com as embalagens foram todos preparados pelos alunos. Depois passaram para o recorte de decorações. A colocação foi feita com cola quente e com o apoio do assistente operacional.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Nesta foto está uma aluna a colocar as decorações. As embalagens foram utilizadas inteiras, portanto, os símbolos da Compal e da Tetra Pak estavam perfeitamente visíveis. Foram recortados anjos e outras figuras destacando os símbolos.

Árvore de Natal no espaço escola:

A árvore foi montada no polivalente da escola e foi o elemento de destaque da Festa de Natal que envolveu todos os alunos da escola, professores, assistentes e pais.

Trabalho Final:

A árvore foi construída com embalagens inteiras, enfiadas em fio do norte. Nos cantos da árvore estão embalagens familiares. O amarelo foi conseguido com sacos de lixo. A estrela do topo foi construída pelos alunos do ensino especial.

Memória descritiva:

Projeto "Árvore de Natal Amarela"
1. Identificação e Enquadramento
O projeto "Árvore de Natal Amarela" foi desenvolvido na Escola Básica de Agrela e Vale do Leça, no âmbito do programa Eco-Escolas e respondendo ao concurso patrocinado pela Compal e pela Tetra Pak. A iniciativa visou a sensibilização para a economia circular e para a valorização de resíduos, unindo toda a comunidade escolar em torno de um objetivo sustentável. No bufete da escola são vendidas embalagens de sumos Compal individuais e os alunos mobilizaram-se para a recolha. Durante a fase da recolha de embalagens as vendas no bufete aumentaram bastante.
2. Objetivos
• Participar no concurso nacional do programa Eco-Escolas.
• Promover a inclusão e o trabalho colaborativo entre os diferentes agentes educativos.
• Sensibilizar a comunidade para a importância da reciclagem e para a reutilização de materiais comummente descartados (neste caso, embalagens Tetra Pak e plásticos).
3. Divulgação e Mobilização
A primeira fase do projeto consistiu na divulgação da informação e na campanha de recolha das embalagens necessárias. A divulgação foi realizada da seguinte forma:
• Comunidade Escolar: foi feita uma divulgação direta em todas as turmas para a recolha das embalagens de sumo necessárias. O entusiasmo dos alunos foi imediato e a mobilização grande.
• Envolvimento Parental: colaboração com a Associação de Pais na mobilização das famílias. A associação de pais divulgou o concurso e contribuiu ativamente para a recolha.
• Redes Sociais: publicação na página de Instagram da escola e da Associação de pais, divulgando o projeto e solicitando apoio para a recolha das embalagens.
4. Metodologia Pedagógica e Participação Ativa
O projeto distinguiu-se pela divisão de tarefas pedagógicas e criativas:
• Design e Conceção: nas aulas de Ciências Naturais e de Português do 7.º ano, os alunos definiram a estrutura e o conceito da árvore. Fizeram, ainda um breve estudo sobre o impacto ambiental dos resíduos.
• Educação Inclusiva: os alunos da Educação Especial foram integrados no projeto e responsabilizaram-se pela criação da estrela de topo da árvore e pelo recorte de diversas estrelas menores para a decoração, trabalhando competências motoras e criativas.
5. Materiais Utilizados
• Base: embalagens Tetra Pak de sumos da Compal, nomeadamente, embalagens pequenas (individuais) e grandes (familiares). Foram utilizadas cerca de 400 embalagens.
• Adereços: plástico amarelo de sacos do lixo reutilizados.
• Decoração: estrelas, anjos, sinos de Natal recortados pelos alunos, incluindo os da Educação Especial, a partir de embalagens de sumo Compal. Os recortes colocaram em destaque os símbolos da Compal e da Tetra Pak.
• Fixação: estrutura de suporte criada com fio do norte presa a tubos metálicos e cola quente.
• Estrutura: a árvore apresenta quatro linhas construídas com embalagens familiares, para dar forma à árvore; em 3 dos lados foram colocadas quatro linhas de embalagens mais pequenas; entre as linhas foram colocados os recortes para decoração e preenchimento dos espaços livres; a árvore foi forrada com sacos de lixo amarelos e foi colocado um projetor de luz no interior. A estrela do topo foi preparada pelos alunos do ensino especial e tinha luz própria.
6. Construção Colaborativa
A execução física foi um verdadeiro trabalho de equipa, contando com o apoio de:
• Alunos e Professores: no enfiamento das embalagens em fio de norte, no recorte de decorações e na coordenação das tarefas.
• Assistentes Operacionais: no apoio logístico e estrutural, garantindo a estabilidade da árvore para exposição num local público.
7. Conclusão e Celebração
A "Árvore de Natal Amarela" foi instalada no polivalente da escola, onde serviu de peça central da decoração da Festa de Natal. A presença de alunos, professores, assistentes operacionais e elementos da Associação de Pais simbolizou o sucesso de um projeto que foi muito além da reciclagem: foi um exercício de união, inclusão e cidadania ambiental.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small