Trabalhos 2025/26
Escola EB1/ PE e Creche, Professor Manuel da Silva Leça (Calheta (Madeira))
Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Processo de construção da Árvore de Natal:
Símbolos Tetra Pak e Compal:
Árvore de Natal no espaço escola:
Trabalho Final:
Memória descritiva:
O projeto “Árvore de Natal Amarela da Compal” teve início com um momento de sensibilização, através de uma conversa e da visualização de vídeos educativos sobre a reciclagem e a reutilização de materiais, com especial enfoque nas embalagens Tetra Pak. Foi explicada aos alunos da turma do 3º ano A a importância da separação correta dos resíduos e do reaproveitamento criativo, tendo sido apresentados exemplos visuais de Árvores de Natal construídas com materiais reciclados. De seguida, foi lançado o desafio : cO projeto “Árvore de Natal Amarela da Compal” teve início com um momento de sensibilização, através de uma conversa e da visualização de vídeos educativos sobre a reciclagem e a reutilização de materiais, com especial enfoque nas embalagens TetraPak. Foi explicada aos alunosda turma do 3º ano A a importância da separação correta dos resíduos e do reaproveitamento criativo, tendo sido apresentados exemplos visuais de Árvores de Natal construídas com materiais reciclados. De seguida, foi lançado o desafio “Vamos construir a nossa Árvore de Natal Amarela!”, promovendo a participação ativa dos alunos, que partilharam ideias e sugestões para a concretização do projeto.Numa segunda fase, procedeu-se à organização da recolha de embalagens TetraPak da marca Compal, definindo-se um prazo e um ponto de recolha na escola/sala de aula. As famílias e a restante comunidade escolar foram envolvidas neste processo, reforçando o espírito de cooperação. Os alunos ficaram responsáveis pela recolha e limpeza das embalagens, aprendendo a esvaziá-las, lavá-las e deixá-las secar corretamente antes da sua reutilização.
Posteriormente, os alunos discutiram em grupo o tamanho, o formato e o estilo da árvore, elaborando um esboço do projeto. Foram definidas etapas para elaboração da árvore e definiu-se elementos para decorar a arvore.
Seguiu-se a fase de construção e decoração da árvore, que teve início com a montagem da primeira camada de embalagens da Compal sobre uma base de cartão. De seguida, foram sendo acrescentadas novas bases e mais embalagens, formando sucessivas camadas sobrepostas, o que permitiu dar forma, volume e estabilidade à estrutura. Para decorar e tornar a árvore ainda mais apelativa e fiel à cor amarela da marca, foram recortadas estrelas a partir de embalagens Tetra Pak, posteriormente decoradas com purpurinas amarelas. Por fim, foi colocada uma estrela de maiores dimensões no topo da árvore e adicionadas fitas de Natal amarelas. Ao longo desta fase, os alunos colaboraram de forma ativa, demonstrando criatividade, autonomia e empenho no trabalho manual.
Concluída a construção, a Árvore de Natal Amarela foi exposta num local visível da escola, permitindo a sua apreciação por toda a comunidade educativa. Foram registadas fotografias de boa qualidade para divulgação do projeto e submissão na plataforma Eco-Escolas e na página de Facebook da escola. Os alunos apresentaram o trabalho realizado, explicando a sua importância ambiental e assumindo o papel de embaixadores da sustentabilidade junto da comunidade escolar.
Por fim, promoveu-se um momento de reflexão e avaliação do projeto, durante o qual os alunos partilharam o que aprenderam sobre reciclagem e reutilização, expressaram os seus sentimentos relativamente à participação na atividade e sugeriram outras ações ambientais a desenvolver no futuro. Foi realizada uma autoavaliação individual e em grupo, contabilizou-se o número de embalagens reutilizadas e discutiu-se o impacto positivo da atividade, incentivando a melhoria contínua e o reforço da consciência ambiental.
Construir a nossa Árvore de Natal Amarela!, promovendo a participação ativa dos alunos, que partilharam ideias e sugestões para a concretização do projeto.
Numa segunda fase, procedeu-se à organização da recolha de embalagens Tetra Pak da marca Compal, definindo-se um prazo e um ponto de recolha na escola/sala de aula. As famílias e a restante comunidade escolar foram envolvidas neste processo, reforçando o espírito de cooperação. Os alunos ficaram responsáveis pela recolha e limpeza das embalagens, aprendendo a esvaziá-las, lavá-las e deixá-las secar corretamente antes da sua reutilização.
Posteriormente, os alunos discutiram em grupo o tamanho, o formato e o estilo da árvore, elaborando um esboço do projeto. Foram definidas etapas para elaboração da árvore e definiu-se elementos para decorar a arvore.
Seguiu-se a fase de construção e decoração da árvore, que teve início com a montagem da primeira camada de embalagens da Compal sobre uma base de cartão. De seguida, foram sendo acrescentadas novas bases e mais embalagens, formando sucessivas camadas sobrepostas, o que permitiu dar forma, volume e estabilidade à estrutura. Para decorar e tornar a árvore ainda mais apelativa e fiel à cor amarela da marca, foram recortadas estrelas a partir de cartões de caixa de cereais, posteriormente decoradas com purpurinas amarelas. Por fim, foi colocada uma estrela de maiores dimensões no topo da árvore e adicionadas fitas de Natal amarelas. Ao longo desta fase, os alunos colaboraram de forma ativa, demonstrando criatividade, autonomia e empenho no trabalho manual.
Concluída a construção, a Árvore de Natal Amarela foi exposta num local visível da escola, permitindo a apreciação por toda a comunidade educativa. Foram registadas fotografias de boa qualidade para divulgação do projeto e submissão na plataforma Eco-Escolas e na página de Facebook da escola.
Por fim, promoveu-se um momento de reflexão e avaliação do projeto, durante o qual os alunos partilharam o que aprenderam sobre reciclagem e reutilização, expressaram os seus sentimentos relativamente à participação na atividade e sugeriram outras ações ambientais a desenvolver no futuro. Foi realizada uma autoavaliação individual e em grupo, contabilizou-se o número de embalagens reutilizadas e discutiu-se o impacto positivo da atividade, incentivando a melhoria contínua e o reforço da consciência ambiental.









