Trabalhos 2025/26

Escola Secundária de Arouca (Arouca)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

1- Processo de construção da nossa ÁRVORE AMARELA
2- Processo de construção da nossa ÁRVORE AMARELA
3- Processo de construção da nossa ÁRVORE AMARELA

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Embalagens de Compal + Ecoponto Amarelo + Natal

Árvore de Natal no espaço escola:

A nossa ÁRVORE AMARELA a embelezar e a alertar para um Natal mais sustentável e ecológico.

Trabalho Final:

Natal Amarelo 2025 - a importância da Economia Circular.

Memória descritiva:

DESAFIO “NATAL AMARELO” 2025
DESCRIÇÃO: O trabalho a concurso consiste numa árvore de Natal em forma triangular definida por vários aros circulares de madeira e de diferentes tamanhos. Estes círculos estão preenchidos com o reaproveitamento do papel amarelo utilizado na Árvore de Natal do ano letivo anterior, que foi perfurado/recortado. A Árvore foi adornada com enfeites natalícios elaborados a partir de embalagens Compal e de arames forrados com fita amarela. Foi iluminada com uma fita de luzes LED e para o topo foi construída, em desperdícios têxteis, uma estrela de grandes dimensões de cor escura, levando no centro um arame forrado amarelo e uma pequena estrela cadente dourada em gesso pintado.
A nossa Árvore Amarela foi construída com recurso à reutilização de materiais, embalagens Tetra Pak da Compal e uma estrutura metálica existente na escola.
A Árvore Amarela esteve exposta no refeitório da escola, melhor local para a sensibilização do uso correto do ecoponto amarelo, como se verificou no decorrer da atividade da escola “Mesas de Natal”, um almoço partilhado. Em cada mesa/turma foram colocados sacos para separação de resíduos, dando cumprimento à mensagem transmitida pela árvore que esteve a embelezar o espaço de convívio.
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO (materiais, metodologia e ideias subjacentes):
Foi utilizada uma estrutura em metal já existente. Os materiais usados foram: pacotes de sumo Compal de 1L e 200mL, algumas tampas vermelhas dos pacotes, arames forrados com fita de tecido amarelo e papel (reutilizados da árvore de Natal Amarela do ano anterior), fita-cola, abraçadeiras de plástico branco, clipes (para segurar os enfeites feitos das embalagens de sumos da "Compal", recortados e dobrados). Fez-se a recolha de embalagens na escola e em casa promovendo-se junto da comunidade escolar a separação e reutilização do lixo/materiais. Os pacotes foram abertos e construídos enfeites em forma de estrelas, sinos, bolas. Cada aluno a seu gosto selecionou os símbolos da Tetra Pak e da Compal, que colocaram em destaque no seu trabalho, e os elementos/frutos representados nas embalagens privilegiando os tons amarelados. Foi também elaborada uma estrela em desperdícios têxteis de cor escura, decorada com um centro de arame forrado amarelo e uma pequena estrela cadente dourada ao lado em gesso pintado, que se colocou no topo da árvore.
METODOLOGIA: Utilizou-se uma metodologia de trabalho de projeto e de envolvimento de todos os alunos, assim como dos professores intervenientes. A metodologia de projeto implicou pesquisa, planeamento, recolha de materiais e a concretização do trabalho. Numa primeira fase, definiram-se os materiais a serem utilizados e que a escola poderia fornecer, tanto pelo desmanche de trabalhos antigos, como pela recolha nos ecopontos e caixotes de lixo do recinto escolar (tal permitiu aos alunos a tomada de consciência da quantidade de lixo que é produzida diariamente e a possibilidade de dar um novo uso, de forma criativa, a esses resíduos). De seguida, procedeu-se à criação dos adornos, da árvore e da estrela, finalizando-se com a colocação de uma grinalda de luzes e a exposição na cantina da escola.
Os trabalhos foram realizados, em grupo, pelos alunos com necessidades específicas a beneficiar de Medidas Adicionais de Apoio à Aprendizagem e Inclusão do 3ºciclo e secundário, no CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem), sob a orientação dos professores de Educação Especial.
As ideias subjacentes à construção da Árvore são: Sustentabilidade (desperdício Zero), demonstrando que é possível criar decorações festivas sem comprar materiais novos, utilizando o que normalmente iria para o ecoponto amarelo; Geometria e Luz, os padrões criados pelos furos nos círculos de papel sobre o fundo neutro criam um contraste que lembra a estética "Flocos de Neve”.
ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE (alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação, etc.)
Os alunos foram os verdadeiros protagonistas da execução do projeto. Participaram ativamente na recolha de materiais recicláveis (embalagens de Compal visíveis nas estrelas) e no trabalho manual de corte, dobragem e colagem. Os professores de Educação Especial coordenaram a construção da Árvore integrando valores de cidadania e sustentabilidade. O contributo dos Assistentes Operacionais foi ao nível da logística (limpeza dos materiais, segurança da instalação, etc). O envolvimento dos Encarregados de Educação manifestou-se no fornecimento de materiais e recolha de embalagens, estreitando os laços entre a escola e a casa.
CONCLUSÃO:
Esta atividade permitiu-lhes desenvolver competências de educação ambiental e consciência para a importância da economia circular.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small