Trabalhos 2025/26

Escola Básica de Penafiel Sudeste (Penafiel)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Processo de construção da Árvore de Natal:

Processo de construção da árvore: Fixação dos elementos "favo".
Processo de construção da árvore: a estrutura depois de montada e colada foi pintada com tinta amarela.
Processo de construção da árvore: Simulação da colagem e disposição das formas.

Símbolos Tetra Pak e Compal:

Com as embalagens de compal abertas e lavadas, desenhou-se a planificação dos cubos e favos para serem recortados e montados. Na parte frontal da árvore, destinou-se um espaço estratégico para colar uma impressão e dar destaque ao logótipo da Tetra Pak.

Árvore de Natal no espaço escola:

A árvore de Natal foi colocada no átrio da escola e para além de ser uma forma decorativa, proporcionou aos alunos uma consciência e o compromisso com o ambiente, num exercício de cidadania ativa.

Trabalho Final:

Com a elaboração da árvore, os alunos desenvolveram competências em geometria, exploraram a estética visual e reforçaram a consciência ambiental, transmitindo uma mensagem clara sobre a importância da reciclagem e reutilização das embalagens do dia a dia.

Memória descritiva:

Projeto Eco-Escolas | Concurso Compal/Tetra Pak
Desenvolvido no âmbito do clube "Arte em Rede", o projeto consistiu na criação de uma árvore de Natal original, em que o objetivo era conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da reciclagem e reutilização de materiais.
O design pensado baseou-se na combinação da identidade visual da Compal com a geometria das embalagens Tetra Pak. A ideia criativa surgiu de uma sessão de “brainstorming” em que os alunos compararam a doçura dos sucos de frutas à do mel. Essa analogia serviu de base para a construção de uma estrutura que pudesse ser representada pela forma de favo de mel (hexágonos) simbolizando um ecossistema saudável e cooperativo, também foi aproveitada a história sobre a primeira embalagem da Tetra Pak com a forma de tetraedro, para ser a inspiração para a estrutura da árvore.
A Metodologia utilizada foi a metodologia de design, dividida em quatro fases. A primeira fase consistiu na identificação do problema proposto, seguindo-se a segunda fase, que compreendeu a fase de investigação sobre a história da Compal, a tecnologia Tetra Pak e o impacto ambiental das embalagens. A terceira fase foi a de idealização e criação de esboços e desenhos preparatórios, que precederam à tempestade de ideias que despontaram com a troca de opiniões e ideias (brainstorming). Nesta fase ainda se fez o estudo das formas geométricas e a escolha da forma piramidal para a base da árvore, que foi inspirada na raiz etimológica da palavra "Tetra" (Tetraedro). A última fase foi a construção de todos os elementos que fazem parte da árvore, recorrendo sempre que necessário a ajustes à medida que surgiam alguns desafios de construção, permitindo uma aprendizagem reflexiva e flexível.
Durante a construção do projeto, foi dada prioridade ao uso de materiais recicláveis e reutilizados. Para a estrutura, ou seja, o corpo da pirâmide foram reutilizadas embalagens de papelão, para os favos de mel (hexágonos), foram utilizadas cartolinas amarelas trabalhadas em diferentes dimensões para criar ilusões de profundidade visual e dar dinamismo à construção. Para a grinalda ou fita decorativa, foram utilizadas as embalagens Tetra Pak da Compal, que depois de abertas e lavadas foram planificadas e transformadas em cubos, dando continuidade ao estudo de formas geométricas tridimensionais. Estes cubos foram perfurados e iluminados por um fio elétrico, criando um efeito luminoso dando uma aparência natalícia. Na parte frontal da árvore, destinou-se um espaço estratégico para colar uma impressão e dar destaque ao logotipo da Tetra Pak reforçando a identidade do projeto. Durante a construção da árvore foram ainda utilizadas, tinta amarela para pintar a base de papelão e, para assegurar a perfeita colagem e a solidez dos elementos, foi utilizada cola quente.
Este projeto foi um esforço colaborativo que foi para além do Clube de “Arte em Rede”, os alunos envolveram os seus familiares e toda a comunidade educativa na recolha de embalagens de sumo e contaram com o apoio ativo das assistentes operacionais no bar, que incentivaram os alunos a guardar os pacotes de sumo Compal depois de consumidos. O clube também acolheu ocasionalmente a colaboração e apoio de outros alunos de outras turmas, fomentando o espírito de equipa e a entreajuda.
A construção da árvore de Natal, para além de ser uma forma decorativa, proporcionou aos alunos uma consciência e o compromisso com o meio ambiente, num exercício de cidadania ativa. Para além de desenvolveram competências em geometria (planificação de sólidos), exploraram a estética visual e aprofundaram sua consciência ambiental, fazendo passar uma mensagem clara sobre a urgência da reciclagem e reutilização das embalagens que usamos diariamente.

INICIATIVA

stamp_rgb_pt_small 

COORDENAÇÃO
stamp_rgb_pt_small